Geral

Moradora transforma ponto de lixo em jardim e local de convivência em Anchieta

A ideia surgiu no ano passado, após cansar de ver tanto lixo jogado na calçada perto da casa onde reside. Todo material utilizado na ornamentação foi confeccionado por ela

A incentivadora de Cristiane foi Suerda Foto: Divulgação/Prefeitura

Um moradora resolveu transformar um ambiente usado para descarte de lixo em um jardim. O local fica no bairro Ponta dos Castelhanos, em Anchieta. Cristiane Lyrio Lacerda, de 42 anos, contou que além de flores e arbustos, o espaço ganhou bancos e objetos de decoração. Todo material utilizado na ornamentação foi confeccionado por ela mesma. 

De acordo com a moradora, a ideia surgiu no ano passado, após cansar de ver tanto lixo jogado na calçada perto da casa onde reside. “Não aguentava mais ver aquela cena. Muito feio, cheio de lixo todos os dias. Resolvi, com apoio de meu marido, limpar o local e iniciar o plantio de flores. Os meus vizinhos foram apoiando a iniciativa e hoje colaboram com mudas e com alguns objetos. Meu vizinho concedeu e já fiz jardineiras com pneus em sua calçada”, disse.

Sua grande incentivadora foi a vizinha e amiga, Suerda Marta de Oliveira Veiga, de 65 anos. Para a aposentada, a iniciativa da amiga é louvável e merece ser seguida por outras pessoas. “Se todos puderem enfeitar suas calçadas com flores, a nossa cidade vai ficar ainda mais bonita”, sugeriu.

O jardim virou ponto de encontro dos vizinhos todas as noites. Segundo Cristiane, com a confecção de um banco, a rua ganhou um local para as pessoas poderem sentar e conversar. “Quase todas as noites ficamos ali admirando as flores e conversando. Com isso, nosso ciclo de amizade aumentou e outras se fortaleceram”, contou.

Segundo ela, durante o verão os turistas que passavam pela rua paravam, admiravam o jardim e tiravam foto. As flores são produzidas por ela mesma e por alguns vizinhos que colaboram com a manutenção do paisagismo. “Eles até pediam mudas das plantas”, relatou. 

Quem quiser conhecer o trabalho, o espaço fica na rua São Vicente, no bairro Portal de Anchieta, atrás do Centro Administrativo.

Pontos moeda