Geral

População de São Mateus enfrenta problemas no abastecimento de água no município

Moradores disseram que a água que está chegando às torneiras está muito salgada e pode ser utilizada apenas para descarga ou para limpar casa e lavar a louça

A água que chega às casas está salgada Foto: ​Reprodução

A população de São Mateus, região Norte do Estado, está enfrentando um sério problema com o abastecimento de água. Devido ao aumento do nível de cloreto do Rio Cricaré, a distribuição foi comprometida em grande parte do município.

De acordo com moradores da cidade, a água que está chegando às torneiras está muito salgada e pode ser utilizada apenas para descarga ou, por falta de alternativas, para limpar casa e lavar a louça.

Na rua de um dos bairros, um morador tem um poço no quintal e disponibiliza água potável de forma gratuita para os vizinhos. Outra forma que a população recorre para beber ou cozinhar é adquirir os galões de 20 litros, que custa em torno de R$ 6,00, ou comprar com caminhões, que fica por R$ 40,00 o equivalente a 500 litros, abastecidos diretamente na caixa d'água da residência.

O problema, no entanto, não atinge todo o município. No distrito de Santa Maria, por exemplo, o abastecimento está normal. Segundo moradores, as chuvas que ocorreram nos últimos dias fez com que a água seja distribuída todos os dias nas casas.

Por meio de um comunicado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade esclarece que a água distribuída deve ser utilizada apenas para higienização e limpeza, pois o Rio Cricaré está com o nível de salinidade muito alto e pode ser prejudicial à saúde, caso seja ingerido.

Para atender a demanda de água no município, a prefeitura de São Mateus está disponibilizando caminhões pipa com água potável para atendimento dos bairros necessitados. O cronograma de abastecimento é disponibilizado diariamente no site da prefeitura.

Pontos moeda