Geral

Professores participam de formação sobre inclusão em Anchieta

Cerca de 300 profissionais serão capacitados até o final do ano, de acordo com a prefeitura, possibilitando a atualização e a transformação da prática profissional

A aula inaugural será realizada na escola de Novo Horizonte Foto: Divulgação/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação de Anchieta (Seme) inicia nesta sexta-feira (26) a aula inaugural da formação continuada para os professores da rede. O tema da capacitação é ‘Inclusão Escolar: a igualdade e a diferença no cotidiano da sala de aula’. A aula inaugural será realizada no auditório da escola de Novo Horizonte, na sede de Anchieta, a partir das 19 horas.

De acordo com a prefeitura, na ocasião haverá palestra com a professora especialista em educação especial e doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Carly Cruz. De acordo com a titular da pasta, Janinha Gerke de Jesus, o objetivo da formação é fundamentar a prática pedagógica dos professores, possibilitando aos professores a atualização e a transformação de sua prática profissional.

“Estamos preocupados em superar as grandes adversidades do processo de escolarização dos alunos da educação especial e de como auxiliar os profissionais nesse processo. Pretende com a capacitação estabelecer um diálogo entre esses profissionais acerca do tema com o objetivo de demonstrar possíveis soluções para a concretização de uma educação inclusiva”, disse.

Segundo informações da Seme, os fundamentos para a formação estão estruturados na convicção de que a educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade doa aluno. “O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, devem ser incentivados”, defende Gerke.

A formação será realizada até o final do ano todos os meses para cerca de 300 professores do fundamental (1º ao 5º ano). A secretaria pretende ampliar o número de profissionais capacitados em uma próxima fase do projeto.

Pontos moeda