Geral

Proposta de dessalinização da água do mar é apresentado em São Mateus

A proposta é novidade no Brasil, mas já é usado em diversos países europeus. Os municípios de Vitória e Presidente Kenedy também podem utilizar o projeto

Guriri é uma das praias do município Foto: Divulgação/Governo

Um projeto de dessalinização da água do mar foi apresentado na última semana aos vereadores de São Mateus, região Norte do Estado. Os engenheiros da Evermark Group lançaram a proposta de usar o sistema de osmose reversa para tentar resolver o problema da crise hídrica enfrentado pelo município.

O modelo da proposta é inédito no Brasil, mas já é utilizado por diversos países europeus. Além de São Mateus, as cidades de Vitória e Presidente Kenedy também cogitam a implantação do sistema. “A falta de água doce é um problema mundial. Nosso projeto puxa a água salgada do mar e devolve a parte mais salgada. O que fica de cloreto é tratado nos tanques e com a observação de não provocar impacto ambiental”, frisou Ben Domingues, consultor de gestão e gerenciamento de resíduos da Evermark.

De acordo com Domingues, a água do mar, depois de tratada, tem mais qualidade do que a de rios, que recebe impurezas diversas. Segundo ele, no estágio final do tratamento, a água que chega para distribuição é de qualidade Sabespa, a melhor da América Latina conforme informações do engenheiro.

A planta oferecida para São Mateus tem capacidade de produzir até 1.200m³ de água tratada por dia, água suficiente, segundo a Evermark, para abastecer todo município e ainda com capacidade para reservatório.

Durante a apresentação, os vereadores fizeram diversos questionamentos aos engenheiros da Evermark e o tema voltará a ser discutido em Audiência Pública, que será realizada pela Câmara de São Mateus no dia 26 de maio, no auditório do Sesc. “A Câmara quer colaborar com o Executivo e conhecer todas as alternativas possíveis que podem ser implantadas em São Mateus é função do parlamento. A dessalinização é uma delas e a proposta também será levada para conhecimento da população”, salientou o presidente da Câmara, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB).

A implantação do projeto ainda não tem valor final. Na possibilidade do Executivo aceitar a proposta da empresa, o prazo de implantação do sistema é de 85 dias.

Pontos moeda