Geral

Agentes da Guarda Municipal recebem armas não letais para uso em Itapemirim

Além dos sparks e do lançador de projetis, os agentes terão projeteis de borracha, que serão usados para conter tumultos generalizados em eventos no município

A Guarda Municipal de Itapemirim recebeu dispositivos elétricos incapacitante e lançador de projéteis com carga de lacrimogênio Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A Guarda Civil Municipal de Itapemirim conta com novos equipamentos para o serviço preventivo no município. Na última terça-feira (13), eles receberam as armas não letais, que começam a ser usados na próxima semana. O emprego de tecnologias de armamentos não letais é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e pela Organização das Nações Unidas.  

No primeiro momento, eles receberam 29 sparks, que é um dispositivo elétrico incapacitante, além de duas unidades do kit tático operacional IV, que consiste em um lançador de projéteis com carga de lacrimogênio e projéteis de borracha para contenção de tumultos generalizados. 

A utilização dos equipamentos tem como objetivo a proteção aos direitos humanos fundamentais, amenizando o sentimento de insegurança da sociedade, reforçando o serviço de prevenção e repressão juntamente aos demais órgãos de segurança no combate à violência e criminalidade.

A Guarda Civil Municipal de Itapemirim já recebeu treinamento e todos estão capacitados para usar os equipamentos. As armas não letais serão inseridas no município de acordo com a Lei n° 13.060/2014, que disciplina o uso de tais instrumentos de menor potencial ofensivo, recomendando a priorização à utilização desses instrumentos nas atividades de segurança pública. Outros materiais já foram adquiridos pela prefeitura e devem chegar nos próximos dias.

Pontos moeda