Geral

Andarilhos vão percorrer quase 100 km na 20ª edição do Passos de Anchieta

Serão quatro dias de caminhada, partindo da Catedral de Vitória até o Santuário Nacional de Anchieta, refazendo o percurso que São José de Anchieta cumpria

Os momentos de fé são regados as belezas naturais  Foto: Divulgação/Governo

A 20ª edição do Passos de Anchieta não poderia ser diferente. Com o feriado de Corpus Christi se aproximando, os andarilhos se preparam para enfrentar os quatro dias de caminhada entre a Catedral de Vitória e o Santuário Nacional de Anchieta.

A caminhada acontece do dia 15 até o dia 18 de junho. Os andarilhos percorrem quase 100 km refazendo o percurso que São José de Anchieta cumpria quinzenalmente em seus últimos anos de vida.

Nesse ano a expectativa é que tenham mais de 3 mil pessoas de quase todos os estados e até estrangeiros. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), Carlos Magno Queiroz (Lilico), todos os dias após a chegada dos andarilhos terá uma programação cultural considerada a “Vitrine Cultural do Espírito Santo” com bandas de congo e de tambores. 

Os momentos de fé são regados as belezas naturais do Estado e as paisagens deslumbrantes, tudo isso com muita segurança. Durante todo o percurso os romeiros são supervisionados. Os andarilhos contam com carros de apoio da organização e UTI móvel com médicos e paramédicos, que ficam à disposição dos participantes, e pontos de apoio, chamados de “oásis”, onde recebem água, frutas e atendimentos para bolhas, câimbras e torções adquiridas ao longo do percurso.

Caminhada

15 de junho: O trajeto é dividido em quatro dias. Na quinta-feira, às 7h os andarilhos se concentram e recebem bênçãos na Catedral de Vitória para a partida às 7h30. Nesse dia, os presentes caminharão por 25 km até a Barra do Jucu, em Vila Velha. É nesse trajeto que os participantes passarão pela Praia da Costa, Itapoã e Itaparica.

16 de junho: No segundo dia os romeiros caminharão 28 km partindo da Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari. No trajeto, eles irão se deparar com a praia Ponta da Fruta, que possui uma grande lagoa de água doce, para logo depois entrar na área de restinga, protegida pelo Parque Estadual Paulo César Vinhas.

17 de junho: O terceiro dia da caminhada é composto pelo deslocamento dos romeiros de Setiba até Meaípe, em Guarapari.  O trajeto percorrido nesse dia é de 24 km. É nesse percurso que eles passarão pela região conhecida por Aldeia e pelas Três Praias.

18 de junho: O dia do encerramento começa cedo. Partindo de Meaípe às 7h30, os andarilhos seguem em direção ao Santuário Nacional de Anchieta. Ainda nesse dia, às 13h acontecerá a missa de encerramento no Santuário Nacional de Anchieta. Este último momento é um resumo de todos os anteriores, pois alterna trechos onde se caminha em praias desertas, rodovias e estradas de terra.

Percurso diário

Durante a caminhada coletiva oficial, o percurso é realizado em quatro dias, dividido nos seguintes trechos:
1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.
2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.
3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.
4º dia: entre Meaípe até Anchieta, no Santuário Nacional do município finalmente os 23 km finais abrangem.

Inscrições

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site abapa.org.br ou no dia do evento, em qualquer estande itinerante localizado nos pontos de chegada de cada percurso.  As inscrições estão no valor de R$ 100. Ao fazer a inscrição, o andarilho recebe um kit com um manual, uma credencial, que deve ser carimbada em pontos estratégicos do caminho, informações a respeito do percurso, apoio no caminho e um certificado de realização do percurso. 

“Os Passos de Anchieta”
Data: de 15 a 18 de junho
Percurso: Vitória a Anchieta
Trecho: 100 km
Informações: 3244-2323 / 9 9706-7001
www.abapa.org.br

Pontos moeda