Geral

Capixabas já doaram 602 bolsas de sangue para vítimas da tragédia de Guarapari

Capixaba continua se mobilizando para doar sangue para as vítimas do acidente. Somente na manhã desta sexta-feira, foram coletadas mais 105 bolsas

Um paciente adulto que necessita de uma única transfusão de  de plaquetas utiliza a doação de uma média de sete pessoas Foto: Everton Nunes

Desde a divulgação da necessidade de doação de sangue às vítimas do acidente que deixou 22 mortos e 12 feridos em Guarapari, nesta quinta-feira (22), até a tarde desta sexta-feira (23), o Hemocentro Estadual realizou a coleta de 295 bolsas de sangue. Somente pela manhã, foram 105 coletas realizadas. 

O Hemocentro estadual deu prioridade para os tipos sanguíneos com fator RH negativo (tipos A, B, AB e O). O atendimento continua até às 19h desta sexta-feira na unidade central do Hemoes, em Maruípe, Vitória. Neste sábado, o Hemoes também vai funcionar das 7 às 19 horas. Em Vila Velha, uma unidade móvel estará em frente à Igreja Batista do bairro Soteco, das 8 às 13 horas. 

Banco de Sangue

De acordo com o Hemoes,  para administrar um banco de sangue é preciso levar em consideração diversos fatores, entre eles a demanda e a durabilidade do sangue. O sangue doado tem prazo de validade. Uma bolsa de concentrado de hemácias, por exemplo, um dos hemocomponentes mais usados no dia a dia dos hospitais, dura até 35 dias. E cada bolsa de sangue total doada por uma pessoa gera uma bolsa de concentrado de hemácias.

Já um paciente adulto, que necessita de uma única transfusão de concentrado de plaquetas, precisa da doação de sete pessoas em média. Mas o concentrado de plaquetas dura no máximo cinco dias após a coleta, o que aumenta ainda mais a importância de doações constantes, pois sempre há pacientes nos hospitais necessitando desse hemocomponente.

Outra questão importante é o intervalo de homens e mulheres entre uma doação e outra. Os homens que estão doando hoje só poderão doar novamente em dois meses; já as mulheres, em três meses. Ou seja, será preciso que outras pessoas se disponham a doar nesse intervalo, pois o hemocentro não suportaria ficar todo esse tempo esperando que as mesmas pessoas estejam aptas a doar novamente. Por isso é importante que esse mesmo espírito solidário esteja presente durante todo o ano.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal. O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Pontos moeda