Geral

Cariacica terá primeiro curso de Residência Médica em Saúde da Família do ES

A primeira turma do curso para a especialidade de Medicina de Família e Comunidade tem quatro alunos e a expectativa da(Semus) é de que o programa tenha mais quatro vagas no próximo ano

A abertura oficial do programa será nesta segunda-feira (05) Foto: EBC

O município de Cariacica terá o primeiro curso de Residência Médica do Espírito Santo. A primeira turma do curso para a especialidade de Medicina de Família e Comunidade tem quatro alunos e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é de que o programa tenha mais quatro vagas no próximo ano. A abertura oficial do programa será nesta segunda-feira (05), na Unidade de Saúde da Família em São Francisco, às 14h.

“O curso tem dois anos de duração e os médicos terão um conhecimento mais profundo da saúde pública de um município. Além das aulas teóricas, eles vão passar por todos os setores da rede municipal, atendendo nas unidades básicas de saúde, na urgência e emergência e nos principais programas da Semus. Assim, eles terão uma formação que vai permitir um atendimento básico mais amplo”, explica o coordenador.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Stefane Legran Macedo, a Residência Médica direcionada para saúde familiar faz parte da reestruturação da atenção primária à saúde em Cariacica.

"O município vem tentando se estruturar na cobertura da atenção primária e na sua qualificação. Grande parte dos pacientes ainda recorre aos Pronto Atendimentos para casos ambulatoriais, que deveriam ser atendidos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nosso foco é readequar as equipes da ESF, porque entendemos que este é o principal modelo de organização de atenção à saúde", diz a secretária. 

"Cariacica, hoje, possui vinte 29 unidades de saúde, sendo que 11 delas são equipes de Saúde da Família e equipes de agente comunitário de saúde (ESF/EACS). Com o programa de Residência Geral em Medicina de Família e Comunidade (RGMFC) pretendemos potencializar o atendimento humanizado à população", completa.

Pontos moeda