Geral

Encontro com agricultores familiares incentiva formação de cooperativa em Linhares

Os produtores serão recebidos por membros da Secretaria Municipal de Agricultura, Incaper, Seag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Estado

O encontro é para  incentivar a formação da Cooperativa dos Agricultores Familiares Foto: Divulgação/Prefeitura

Os produtores rurais que integram a Agricultura Familiar de Linhares vão se reunir nesta quinta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal de Linhares. O evento é promovido pela prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Eles serão recebidos, além da secretaria, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares. O motivo do encontro é incentivar a formação da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Linhares (CAF).

Uma das metas da secretaria de Agricultura desde o início da atual gestão, é incentivar e apoiar a formação de cooperados no segmento. De acordo com Franco Fiorot, que está a frente da pasta, este estímulo é de fundamental importância para que os trabalhadores rurais tenham mais acesso as oportunidades. 

"A CAF está trabalhando fortemente para sair do papel e esta é uma das metas da nossa secretaria, apoiar as cooperativas na sua formação. Linhares tem muitas associações, mas ainda não tem uma cooperativa de agricultores familiares e estamos incentivando esta iniciativa, inclusive por meio deste encontro", afirmou.

Denominado de Oportunidades na Agricultura Familiar, a reunião contará com palestras sobre os benefícios da união formalizada. Uma comissão de representantes da CAF, que está próxima de ser formalizada, estará presente no encontro, que abordará temas como: programas governamentais, desafios e alternativas do setor, alimentos da agricultura familiar na merenda escolar, dentre outros. 

"Atualmente a Prefeitura de Linhares já adquire 30% dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, mas este número pode chegar até 100% e a formação da cooperativa vai beneficiar também neste aspecto. Além é claro, dos outros benefícios governamentais que os produtores juntos, cooperados, terão mais acesso", finalizou Fiorot.

Encontro Oportunidades na Agricultura Familiar
Local: auditório da Câmara Municipal de Linhares
Dia: 29/06/2017

Programação: 
8h - Recepção e inscrição 08h30min - Abertura oficial 
8h50 - Palestra - Programas governamentais para agricultura familiar - Rafael Lima (delegado substituto da Secretaria Especial da Agricultura Familiar) 
9h20 - Palestra - A realidade dos Agricultores Familiares e suas perspectivas no campo, desafios e alternativas - deputado estadual Padre Honório 
9h50 - Coofee Break 
10h - Palestra - Alimentos da agricultura familiar na merenda escolar através do PNAE - Sandra Favalessa - coordenadora da merenda escolar na Secretaria Municipal de Educação de Linhares 
10h30 - Palestra - Política públicas estaduais para a Agricultura Familiar - José Arcanjo Nunes - gerente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) 
11h - Debate 
11h30 - Intervalo para almoço 
13h às 15 horas - Planejamento de ações para a CAF Linhares período 2017-2018 - Carlos Teixeira, consultor técnico.

Pontos moeda