Geral

Festa de Anchieta não terá shows por causa da crise, diz prefeito

A cidade está realizando a Festa Nacional de São José de Anchieta, padroeiro do Brasil, que é um dos maiores eventos religiosos do Espírito Santo

O prefeito disse que a festa continua sendo apoiada  Foto: Divulgação/Prefeitura

Com a crise financeira que atinge o país, a Prefeitura de Anchieta decidiu não realizar shows durante a Festa Nacional de São José de Anchieta. De acordo com a prefeitura, o município sofreu financeiramente após a paralisação das operações da Samarco, em 2015. Por conta disso, o prefeito Fabrício Petri resolveu apoiar o evento de maneira cautelar, respeitando a nova realidade financeira da cidade.

Além da parte religiosa, a Festa Nacional de São José de Anchieta está com a programação voltada para atividades culturais e educativas. Os grandes shows que aconteciam foram substituídos por apresentações culturais com artistas regionais.

“Estamos atravessando a maior crise financeira da história do nosso município, não podemos investir em grandes shows, temos que priorizar os recursos em serviços essenciais à população. Mas não vamos deixar de celebrar o dia do padroeiro do Brasil e fundador da nossa cidade. As comemorações terão grande valor religioso, histórico e cultural”, disse Petri.

De acordo com o prefeito, a prefeitura vem apoiando o Santuário Nacional de São José de Anchieta na organização e promoção da festa de acordo com a atual situação financeira. “Nunca deixaremos de apoiar o nosso Santuário e as nossas atividades culturais, mas estamos agora agindo de forma cuidadosa, sem comprometer os serviços essenciais”, afirmou.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda, este ano a prefeitura irá deixar de arrecadar R$ 50 milhões em relação a 2016. O documento ainda comprova que os anos de 2018 e 2019 serão ainda piores, quando o orçamento será reduzido à metade. A crise nos cofres da prefeitura é em virtude a paralisação das operações da Samarco Mineradora, ocorrido no final de 2015.

Pontos moeda