Geral

Grécia pode voltar ao mercado de bônus no final do ano

Redação Folha Vitória

Lagonissi - A Grécia trabalha para voltar a acessar os mercados de bônus no final do ano e encerrar seu programa de resgate financeiro em meados do ano que vem, afirmaram hoje representantes dos credores europeus do país.

Funcionários da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do fundo de resgate da zona do euro afirmaram que as recentes medidas de austeridade, que incluem novos cortes nas pensões e reformas econômicas, vão ajudar a deixar mais robustas as finanças públicas do país nos próximos anos.

"A Grécia está entrando no ano final do programa com uma oportunidade real de reconquistar acesso aos mercados de títulos e encerrar o resgate em agosto do próximo ano", afirmou Declan Costello, chefe da missão da Comissão Europeia para a Grécia.

Em nota, Nicola Giammarioli, chefe da missão do fundo de resgate europeu para a Grécia, deu boas vindas a medidas como a aprovação de leis para a privatização de ativos estatais e a criação de uma autoridade fiscal independente, mas afirmou que esse conjunto ainda precisa virar realidade. "Ainda estamos na metade do cominho", disse.

O retorno ao mercado será um momento chave para a Grécia, que se apoiou em empréstimos de emergência nos últimos sete anos para pagar suas contas. Em retorno, governo sucessivos foram obrigados a adotar cortes massivos de gastos e elevações de impostos, uma combinação que contribuiu para uma forte recessão e uma explosão de pobreza e desemprego. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda