Geral

Merendeiras de escolas de Anchieta têm receitas inscritas em concurso nacional

Bolo salgado de cenoura com aveia e frango e rocambole de carne com recheio de legumes foram os pratos selecionados para participar do concurso

Bolo salgado de cenoura com aveia e frango  Foto: Divulgação/Prefeitura

Duas merendeiras que atuam em escolas da rede pública de Anchieta foram inscritas para a 2ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento. Rosilene Figueredo atua na Escola Municipal Amarílis Fernandes Garcia, e Luzia Calenzani Ribeiro na Escola Municipal Tom e Jerry. 

O concurso abrange todas as escolas do país e premia as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas. O objetivo da competição é valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Os pratos selecionados para o concurso foram o bolo salgado de cenoura com aveia e frango e rocambole de carne com recheio de legumes. Os dois foram criados pelas merendeiras com apoio das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação de Anchieta (Seme).

Rocambole de carne com recheio de legumes Foto: Divulgação/Prefeitura

“Quando as preparações são feitas e consumidas no ambiente escolar elas tornam-se ainda mais importantes, porque compõem a memória afetiva dos estudantes e desempenham um papel determinante no processo formativo”, destacou a nutricionista da Seme, Tereza Marques de Oliveira.

A secretária da pasta, Janinha Gerke de Jesus, parabenizou as servidoras e considera o empenho no preparo da merenda escolar uma iniciativa de grande importância. “As nossas merendeiras estão de parabéns e os pratos que elas prepararam ficaram excelentes. Usar a criatividade e se empenhar no preparo dos alimentos, é uma forma de cuidar com carinho dos nossos alunos”, disse.

A próxima seleção será a etapa estadual, em julho, quando serão escolhidos os melhores pratos preparados nas escolas capixabas. Os selecionados irão para a etapa regional.

Pontos moeda