Geral

Projeto promove "adoção" de praças e parques em Linhares

A prefeitura disse que a empresa que participar do programa poderá afixar placas publicitárias informando que a manutenção daquela praça são de sua responsabilidade

O "Adote uma Praça" foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da cidade Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito de Linhares Guerino Zanon sancionou a lei que institui o programa "Adote uma Praça". Ele permite que empresas possam cuidar da conservação de áreas públicas do município com a implantação, reforma ou manutenção de áreas verdes públicas em praças, parques, canteiros, jardins e outras áreas afins passíveis de ajardinamento. De acordo com a prefeitura, a finalidade do programa é promover melhorias urbanísticas, paisagísticas e a manutenção de áreas públicas na sede e no interior do município.  A gestão do projeto ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Como contrapartida à adoção, entendida como custeamento da manutenção da praça, a prefeitura disse que a empresa que participar do programa poderá afixar placas publicitárias, inclusive com seus logotipos, informando que a urbanização, a conservação e a manutenção daquela praça são de sua responsabilidade. O projeto busca garantir que a população tenha locais para seu lazer sem onerar os cofres públicos. O "Adote uma Praça" foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da cidade.

O prefeito Guerino Zanon destacou que o projeto é o início de um trabalho permanente de parcerias entre a administração municipal e os diversos setores da sociedade linharense para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população, que também é chamada a contribuir com a preservação dos espaços públicos no município. "Com o Adote uma Praça, Linhares será uma cidade mais verde, mais bonita e mais preservada para as gerações futuras", disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, a parceria da iniciativa privada para a realização de melhorias e reparos necessários de cada praça adotada poderão ser executados com mais rapidez. "A empresa, em contrapartida, terá uma visibilidade muito grande, pois a comunidade verá que ela se preocupa com a sociedade", afirmou o secretário. 

A intenção do secretário é estabelecer as primeiras parcerias nos próximos dias. Por isso, a organização - de qualquer porte - interessada em adotar uma praça pode entrar em contato com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que está localizada na Rua Augusto Calmon, nº 1150, no antigo prédio da Câmara Municipal, no centro de Linhares. O telefone para mais informações é o (27) 3372-2055.

Pontos moeda