Geral

Ronda de Prevenção Escolar intensifica fiscalização sobre uso de bombinhas em Cachoeiro

A detonação desse tipo de explosivo aumenta nesta época do ano, por causa das festas juninas. Os alunos envolvidos nesse tipo de crime podem ser responsabilizados

A brincadeira com as bombinhas explosivas pode gerar um pagamento de multa, que pode variar de três e 20 salários mínimos Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Nas escolas de Cachoeiro, até mesmo pela época de festas juninas, tem aumentado a incidência de uso das bombinhas. Para alertar sobre os riscos da prática e evitar casos de acidentes, o projeto Ronda de Prevenção Escolar (Rope), da Guarda Civil Municipal (GCM), aumentou o trabalho de fiscalização e orientação.

Os agentes da GCM visitam as unidades de ensino, particulares ou públicas, para combinar junto aos gestores algumas medidas de prevenção. Na semana passada, foi atendida pelo Rope uma ocorrência em um distrito, onde alunos detonaram um desses explosivos em frente a uma escola municipal. O estudante responsável pela ação foi advertido pela escola, que acionou a família na presença da guarnição da GCM, e foram tomadas medidas conforme o regimento escolar.

De acordo com o coordenador da Rope, Rosinaldo Correa, os jovens envolvidos nesse tipo de ocorrência podem ser responsabilizados judicialmente, e os pais também respondem ao processo. “Os responsáveis precisam ser parceiros das forças de segurança e da escola nessas situações. Não devem, por exemplo, dar dinheiro para esse fim e devem sempre orientar sobre os riscos e responsabilidades”, afirma Correa.

Para este tipo de delito a pena prevista é o pagamento de multa, que pode variar de três e 20 salários mínimos. Em caso de reincidência o valor é dobrado. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida venda de qualquer tipo de fogos de artifício para menores de 18 anos.

Ainda segundo Correa, a conscientização dos alunos sobre os riscos do explosivo e punição são os suportes para evitar acidentes nas escolas e locais públicos. “Também por isso, estamos presentes cada vez mais nas escolas do município, promovendo as palestras de prevenção”, completa.

Pontos moeda