Geral

Sistema de Gestão Veicular implantado no transporte de Cachoeiro é premiado na Europa

Com a proposta de que o passageiro tenha menor tempo de espera nos pontos, já que poderão monitoras as linhas via internet, o projeto recebeu a segunda premiação internacional

Os usuários do transporte público em Cachoeiro poderão contar em breve com o aplicativo, que já monitora cerca de 140 veículos Foto: ​Reprodução

Os avanços tecnológicos nos ônibus do transporte público de Cachoeiro, foi mais uma vez premiado internacionalmente. Após o sucesso na feira de tecnologia realizada em Angola, na África, onde foi contemplado com o prêmio de Excelência em Inovação, o Sistema de Gestão Veicular (SGV) de Cachoeiro foi apresentado na EuroInvent, uma das mais renomadas feiras de invenções e inovações da Europa.

Desenvolvido pela Dataci, companhia de tecnologia do município, em parceria com a Agersa, agência municipal de regulação de serviços públicos, o sistema foi mostrado virtualmente por meio do vídeo gravado em Angola e do banner contendo as informações técnicas. A inovação foi contemplada com a Medalha de Ouro, fato que coloca a Dataci no mesmo patamar de outras empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos países de primeiro mundo.

“Essa segunda premiação serviu de combustível extra para a nossa equipe continuar desenvolvendo suas soluções tecnológicas de alto impacto e divulgar Cachoeiro a nível internacional como um exportador de tecnologias”, afirmou o diretor de Gestão da empresa, Marcelo Vivacqua.

Segundo o diretor de Tecnologia da empresa, Alcione Dias, em uma cidade inteligente e humana, uma das principais preocupações deve ser com a mobilidade das pessoas. “O sistema SGV foi construído com o objetivo de colaborar com a boa gestão do transporte público, dotando a operação de transparência para os usuários e oferecendo condições aos órgãos reguladores de fazer uma gestão segura e precisa da operação deste serviço”, ressalta.

Atualmente, o sistema está em produção e monitorando aproximadamente 140 veículos. “O aplicativo que será disponibilizado para a população encontra-se em fase de desenvolvimento e com ele será possível consultar horários, itinerários e principalmente a localização em tempo real dos veículos monitorados”, completa o gerente de Sistemas da Dataci, Marcelo Tadeu.

Pontos moeda