Geral

Governo anuncia mutirão para realizar 1200 cirurgias oftalmológicas em Cachoeiro

Os procedimentos acontecerão no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, e serão divididos da seguinte forma: 900 cirurgias de catarata e 300 de pterígio

Cirurgias serão realizadas em Cachoeiro de Itapemirim Foto: Agência Brasil

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (5) um mutirão para a realização de 1200 cirurgias eletivas oftalmológicas, aquelas que não são de urgência, no Estado. 

Os procedimentos acontecerão no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, e serão divididos da seguinte forma: 900 cirurgias de catarata e 300 de pterígio - totalizando um investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, divididos entre rercursos federais e estaduais.

No mutirão serão atendidos pacientes que já passaram por consultas e exames e estão com a indicação de cirurgia.

De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira, esses procedimentos vão ajudar a reduzir significamente o número de pessoas que aguardam por procedimentos eletivos oftalmológicos no Espírito Santo.

“Nós identificamos que 3600 pessoas estavam na fila para a cirurgia em todo Estado, sendo que aqui na região Sul temos um total de 1.200 pessoas. A expectativa é que essa fila termine até o final do ano. Hoje o tempo médio de espera por um desses procedimentos é de um ano e meio e, ao final do mutirão, queremos reduzir o prazo de espera para seis meses”, revelou o secretário.

Uma das beneficiadas com o mutirão será a aposentada Maria Madalena Serafim, que já está com a cirurgia de catarata agendada: “O mutirão será muito bom e estou muito feliz. Na segunda-feira já vou operar o primeiro olho”, disse.

Saiba mais

A catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino ocular, e a cirurgia consiste na quebra e na aspiração desse cristalino opaco utilizando-se um aparelho com ultrassom e implantação de uma lente intraocular dobrável por meio de uma microincisão realizada na córnea.

O pterígio é o crescimento de um tecido da conjuntiva (tecido que cobre a parte branca do olho) sobre a córnea. Esse tecido cobre a parte branca do olho, e cresce sobre a córnea (parte transparente do olho). A cirurgia é feita em centro cirúrgico, com anestesia local.

Pontos moeda