Geral

Projeto social prevê descontos de até 50% em shows e passagens em Cachoeiro

O programa será lançado na próxima quinta-feira (6), em Cachoeiro, e podem participar os jovens socialmente vulneráveis com renda familiar de até dois salários mínimos

Após o cadastro, o jovem pode baixar o programa no smartphone ou imprimir um papel com o QR Code, para facilitar a leitura das empresas Foto: ​Divulgação

Os jovens de Cachoeiro socialmente vulneráveis, com idade entre 15 a 29 anos, podem aderir ao programa ID Jovem, que garante mais oportunidades de acesso a eventos culturais e viagens. Estima-se que mais de 7.600 jovens no município estejam aptos a participar do programa. 

O coordenador de Atenção à Juventude, Thiago Elias Tognere, conta que o projeto é uma oportunidade e permite ao jovens mais uma ferramenta de acesso a bens culturais.

Quem participa pode pagar metade em eventos artístico-culturais e esportivos e ainda viajar de graça, com passagens em transportes interestaduais, seja trem, ônibus ou embarcação. São reservadas até duas vagas gratuitas por partida. Mas uma vez preenchidas, elas podem ser compradas, com no mínimo 50% de desconto até três horas antes do horário.

O interessado em participar tem que estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), possuir renda familiar de até dois salários mínimos e ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Para fazer a adesão, é preciso se inscrever no site da Caixa. Em caso de dificuldade, é possível buscar atendimento em um dos cinco CRAS de Cachoeiro, de segunda à sexta, com horário de funcionamento das 9h às 18h, a partir da próxima semana.

Uma vez cadastrado, o jovem pode baixar o programa em seu smartphone ou, ainda, imprimir um papel com o QR Code, que poderá ser lido pelos equipamentos das empresas que aderirem à iniciativa.

“A ideia é divulgar em Cachoeiro para que tanto jovens quanto empreendedores participem. O público beneficiado é formado por pessoas que não têm acesso, por condições financeiras, a esses serviços, e o programa facilita a formação de novos públicos. É bom para o empresário, que aumenta o número de consumidores, e para as pessoas que passam a poder comprar esses serviços”, acredita o coordenador.

Capacitação

Além do programa ID Jovem em Cachoeiro, no próximo dia 13, o Conselho Nacional de Juventude vai oferecer capacitação para os servidores municipais que atuam, diretamente, na assistência aos jovens do município. Será um curso interno, para dar mais ferramentas de acesso às redes de atenção pública destinadas à faixa etária.

Pontos moeda