Geral

Theresa May diz a Rajoy que britânicos não reconhecerão independência catalã

Redação Folha Vitória

Londres - A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse nesta segunda-feira a seu contraparte espanhol, Mariano Rajoy, que o Reino Unido não reconhecerá qualquer declaração de independência da Catalunha. Os dois, de acordo com um porta-voz de Downing Street, a residência oficial do governo local, conversaram mais cedo por telefone sobre o movimento separatista da comunidade autônoma, que ganhou mais força desde uma consulta pública foi realizada no início deste mês, apesar de ter sido considerada ilegal pelo governo central.

"A primeira-ministra reiterou que, para o Reino Unido, está claro que o plebiscito não tinha base jurídica e que qualquer declaração unilateral de independência seria incompatível com o estado de direito. Ela acrescentou que o Reino Unido não reconheceria tal declaração de independência pela Catalunha", relatou o porta-voz.

Theresa May aproveitou o telefonema para expressar suas condolências pela perda de vidas e os danos causados pelos incêndios florestais no norte da Espanha.

Os dois líderes também discutiram sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit. "Sobre o Brexit, a primeira-ministra e o primeiro-ministro Rajoy discutiram o progresso nas negociações e apresentaram perspectivas para a reunião do Conselho Europeu desta semana."

Pontos moeda