Geral

Crise hídrica de São Mateus é reconhecida como emergência pelo Governo Federal

Este é o primeiro passo para que as prefeituras possam receber apoio do governo federal para ações de socorro, assistência à população e recuperação de danos causados por desastres naturais

A crise hídrica do município de São Mateus, no Norte do Estado, foi reconhecida como situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil. Ao todo, cinco municípios das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país completam a lista.

O Rio Cricaré é um dos pontos de captação de água para o município Foto: Divulgação/Prefeitura

A medida foi publicada em portaria na edição da última quinta-feira (20) no Diário Oficial da União. Este é o primeiro passo para que as prefeituras possam receber apoio do governo federal para ações de socorro, assistência à população e recuperação de danos causados por desastres naturais.

Devido ao prolongado período de estiagem, o município capixaba é o único do Sudeste a receber este reconhecimento. No Centro-Oeste, chuvas intensas provocaram transtornos em Terra Nova do Norte, no Mato Grosso, e em Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul. Já na região Norte, inundações afetaram Canutama, no Amazonas, e alagamentos deixaram em situação de emergência a cidade paraense Medicilândia. O reconhecimento federal tem vigência por 180 dias.

Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de auxílio emergencial, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise técnica por equipes da Defesa Civil Nacional, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

No início de abril, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), além de parlamentares, prefeitos e técnicos federais e estaduais estiveram reunidos, em São Mateus, para reuniões e debates com o objetivo de discutir soluções para a crise hídrica no Espírito Santo, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado.

Atualmente, cerca de 130 mil pessoas de São Mateus e regiões vizinhas sofrem com a crise hídrica e com a água salinizada que sai das torneiras de residências e do comércio dos municípios. Segundo o ministro, uma solução positiva de esforço emergencial seria a perfuração de poços profundos.

Pontos moeda