Geral

Governo divulga investimentos para reduzir crise hídrica no Estado

Dentre os investimentos, estão o lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-ES), as novas ações do Programa Reflorestar e a construção de barragens por todo o ES

Paulo Hartung assina decreto para lançamento de Plano Estadual de Recursos Hídricos. (Foto: Leonardo Duarte - Divulgação/Governo)

O governador do Espírito Santo Paulo Hartung aproveitou a celebração pelo Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22), para apresentar algumas iniciativas que estão sendo realizadas para enfrentar a estiagem no Estado.

Dentre os investimentos, estão o lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-ES), as novas ações do Programa Reflorestar, as soluções para a segurança hídrica da parte sul da Região Metropolitana, que engloba os municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica, e a apresentação da Barragem de Marilândia, primeira obra a ser concluída pelo programa, que armazenará 90 milhões de litros de águia e tem como objetivo abastecer a população local por cerca de cinco meses.

Realizado no Palácio Anchieta, o evento também contou com a presença do vice-governador César Colnago, do presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso e de diversos secretários estaduais e prefeitos de cidades capixabas.

Plano de Recursos Hídricos

O Plano Estadual de Recursos Hídricos será coordenado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) com apoio de um consórcio e deve ser concluído em junho do próximo ano. 

Durante a elaboração do plano serão realizadas reuniões, oficinas e seminários para definir a situação atual dos recursos hídricos no Estado e que projetos precisarão ser desenvolvidos no futuro para que esses recursos sejam usados pela sociedade como um todo de forma consciente.

Para o governador Paulo Hartung, “o objetivo desse plano é fazer com que toda a sociedade se sinta responsável pelo plano”, definiu.

Construção de represa

Buscando formas de evitar novos racionamentos na Região Metropolitana, a Cesan anunciou que será construída uma represa no Rio Jucu. O início da construção do reservatório, que terá capacidade para reter até 20 bilhões de litros de água, está previsto para o segundo semestre de 2018, com um investimento inicial orçado em R$ 108 milhões.

Segundo o presidente da Cesan, Pablo Andreão, “o reservatório vai evitar o desperdício de água e ainda abastecer cerca de um milhão de habitantes da Grande Vitória, em especial os moradores de Vitória, Vila Velha e Cariacica, por até quatro meses”.

Programa Reflorestar

Valorizando os números já alcançados até o momento, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, admite que a expectativa é aumentar ainda mais a adesão do programa junto aos produtores rurais capixabas e, consequentemente, recuperar ainda mais florestas.

“As adesões aumentaram bastante. Antes, nós precisávamos ir até os produtores rurais e hoje eles que nos procuram, pois sabem a importância que é a recuperação dessas áreas. Temos atualmente cerca de dois mil produtores beneficiados e a expectativa é dobrar esse número até o fim do próximo ano”, frisa o secretário. 

>>Veja o vídeo<<

Pontos moeda