22 jul 2014

Secretaria de Segurança vai implantar delegacia em Terra Vermelha

Publicado às 12:50 | Postado por eduardo.santos

A região da Grande Terra Vermelha vai ganhar uma delegacia de Polícia Civil que vai atender os bairros situados além do Rio Jucu, em direção a Guarapari. O anúncio foi feito pela secretário de Segurança Pública André Garcia, em entrevista ao jornal Espírito Santo No Ar, na TV Vitória, nesta terça-feira (22). Segundo o secretário, com a implatação do distrito policial, moradores de bairros como Barra Jucu, Ponta da Fruta, Interlagos, entre outros, não vão precisar se deslocar até a Delegacia de Novo México, a mais próxima da região 5, para registrar as ocorrências.

“Estamos registrando uma redução no índice de crimes contra o patrimônio. Eu acredito que isso se deve a implantação do Patrulha da Comunidade. Mas para aumentar ainda mais esses indicativos, a população precisa registrar as ocorrências de roubos e furtos”, afirmou o secretário.

O apelo de André Garcia não encontra respaldo na opinião de muitos comerciantes na Grande Vitória. No último dia 18, a TV Vitória mostrou uma reportagem em que os moradores de Ponta de Fruta reclamam da insegurança e dos constantes assaltos. Uma das vítimas relata ter sido assaltada quatro vezes e perdeu a esperança de ver os bandidos na cadeia. Na reportagem, a orientação da Polícia Militar é que, após o crime, a vítima tem que registrar o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

“Isso é importante até mesmo para nortear o policiamento do Patrulha da Comunidade. Com os registros, nós sabemos onde está o problema”, avalia o secretário de Segurança. “Esse problema de falta de uma delegacia para atender a demanda da região cinco, nós esperamos resolver logo. Estamos com o projeto de implantar uma delegacia naquela região, vai ser em Terra Vemelha”, anunciou Garcia.

O secretário afirmou ainda que o índice de assassinatos, embora tenha aumentado de 823 para 870, registrado no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a tendência de queda continua. “É verdade que houve um aumento no número de mortes, mas este mês já estamos registrando uma redução. Eu acredito que a queda vai acontecer. É bom registrar que temos prendido um grande número de homicidas no Estado, que é um dos maiores índices do País, finaliza Garcia.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
26 jun 2014

Funcionária da Prefeitura de Afonso Cláudio é presa por falsificação de documentos

Publicado às 16:26 | Postado por eduardo.santos

Funcionária da Prefeitura de Afonso Cláudio há 28 anos, sendo que 17 anos presta serviço à Polícia Civil, Marlene de Souza Leal, 46 anos, está correndo o risco de perder o emprego depois de ser presa em flagrante por falsificação de documentos públicos. Ela recebeu voz de prisão dentro da Superintendencia de Polícia Prisional (SPP) quando levava formulários para a confecção de carteiras de identificação com falsificações.

De acordo com o delegado Danilo Bahiense, Marlene afirmou que havia dois anos que falsificava formulários cobrando R$ 50,00 por cada documento. A documentação iria parar nas mãos de foragidos da Justiça, estelionatários, entre outros.”A Secretaria de Segurança tem convênio com algumas prefeituras para facilitar a retirada de documentos. Quando ela fazia a entrega dos formulários, os peritos constataram que havia lotes com pedidos de documentos de identificação para três pessoas diferentes, mas com a mesma impressão digital. E a impressão é de um foragido da Justiça. Eu a chamei em minha sala e dei voz de prisão”, disse o delegado.

Apesar de Marlene garantir que estava há dois anos no esquema, o delegado Danilo Bahiense que a funcionária da PMAC estava falsificando documentos há muito mais tempo. “Existem quadrilhas agindo em vários estados brasileiros com documentos falsos e pra ter acesso a isso, os bandos precisam da conivência de alguém. Essse documentos são usados para os suspeitos contraírem empréstimos consignados e até para a retirada de passaporte na Polícia Federal”, finaliza o delegado Danilo Bahiense.

Uma equipe da SPP está tentando localizar os suspeitos que seriam beneficiados pelas falsificações comandadas por Marlene Leal. Ela foi autuada em flagrante por falsificação de documentos públicos na forma qualificada, cuja pena pode chegar a 56 anos de prisão. A servidora pública foi encaminhada para o Centro de Detenção Provisória Feminina de Viana.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
25 jun 2014

Suspeito tinha ciúmes do marido da mulher morta em Vila Velha

Publicado às 16:24 | Postado por eduardo.santos

Uma frase dita por Thiago Rosa Sacramento, 25 anos, principal suspeito do assassinato da namorada, Gabryela de Oliveira Sampaio Bonfim Sampaio, 24 anos, reforça a tese de homicídio por motivo passional. Ao confessar o crime, o rapaz foi perguntado sobre o fato de ter colocado o telefone celular na boca da vítima após desferir os golpes de faca no pescoço dela. Segundo o delegado Adroaldo Lopes Rodrigues, o suspeito respondeu que “já que ela gostava de falar com o ex-marido, iria falar com ele eternamente”.

“Pra nós, a motivação foi mesmo passional. Na primeira versão de Thiago, ele diz que ficou indignado com a proposta da moça de fazer sexo a três. Mas as imagens feitas por ele e pelo comparsa (Lucas Manhães Brício) mostram exatamente o contrário: ela estava sendo coagida e ameaçada a fazer aquilo. Então não restam dúvidas de que o crime foi motivado por ciúmes”, explica o delegado Adroaldo Lopes Rodrigues.

O delegado explicou que o vídeo feito por Thiago e Lucas ajudou a elucidar o crime. Os dois confessaram o assassinato. Adroaldo Rodrigues revela ainda que o vídeo mostra a vítima praticando sexo e sendo torturada pelos criminosos. Porém não aparece o momento do assassinato. A polícia fez um levantamento da ficha criminal de Thiago. Ele teve passagem pela Justiça por assalto, tendo cumprido 1 ano, três meses e 29 dias por roubo. Havia nove meses que o suspeito estava em liberdade condicional. O delegado informou ainda que há informação de que Thiago tem ligação com o tráfico de drogas. O outro suspeito do crime, Lucas, não tinha passagem pela Justiça.

O assassinato de Gabryela aconteceu na noite de segunda-feira (23), após o jogo do Brasil X Camarões, pela Copa do Mundo. Ela passou a tarde com o namorado e amigas em um bar assistindo ao jogo e comemorando a vitória brasileira. Segundo o delegado, a vítima e o namorado deixaram o bar em que estavam por volta 21 horas. Como a mãe dela recebeu o vídeo via celular às 22h53, Adroaldo Rodrigues acredita que ela foi morta entre 23 horas e 0 hora. Os dois suspeitos foram autuados por homicídio qualificado.

 

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
17 jun 2014

Novo secretário da Serra quer restringir funcionamento de bares

Publicado às 16:11 | Postado por eduardo.santos

O município da Serra vai ganhar uma Guarda Municipal que vai ajudar a Polícia Militar no policiamento ostensivo. Além disso, os bares da cidade vão ter horário para fechamento. É o que propõe o novo secretário de Segurança Pública e Cidadania, coronel Nylton Rodrigues, que deixou o comando do 6º Batalhão da Polícia Militar. “Vou usar a minha experiência para implantar a guarda. É uma determinação do prefeito Audifax Barcelos. Vamos encaminhar à Câmara de Vereadores, um projeto de lei propondo restrição ao horário de funcionamento de bares”, afirma o novo secretário.

“Esses dois anos e meio que fiquei no comando do 6º BPM me fez conhecer ainda mais os problemas de segurança da cidade. Temos que trabalhar em conjunto com a PM, a PC, o Poder Judiciário para reverter esse problema da violência. A Serra não merece isso”, disse o coronel.

O novo secretário municipal afirma ainda que as crianças e adolescentes da Serra tem que ser incentivadas a prática de esportes e cultura, já que essas políticas ajudar a afastar os jovens da criminalidade. ” São adolescentes de 12,13 e 14 anos que estão morrendo. Precisamos do apoio de todos para tirar esses jovens da criminalidade”, finaliza o coronel Nylton Rodrigues.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
12 jun 2014

Adolescente pode ter sido morta por motivos passionais na Serra

Publicado às 16:27 | Postado por eduardo.santos

Crime passional é a principal linha de investigação da Polícia Civil para elucidar o assassinato da adolescente Thamires Santos Miranda, 14 anos, ocorrido dentro da casa da vítima, no Bairro Planalto Serrano, na Serra, na última quinta-feira (5). O suspeito do crime, Fabrício de Souza Lima, o Branco, foi preso na noite desta quarta-feira (11), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

Antes de ser assassinada, Thamires enviou uma mensagem de texto para o namorado informando que caso acontecesse algo com ela, o autor do crime seria Branco. No dia em que foi morta, ela teve uma discussão com o suspeito. À noite, ele invadiu a casa da adolescente e disparou tiros nela. Antes de morrer, Thamires escreveu uma declaração de amor para o namorado na parede da casa usando o próprio sangue.

Segundo o delegado Adroaldo Lopes Rodrigues, chefe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), desde o dia do crime, os investigadores seguiam as pistas deixadas por Thamires. “Já nos primeiros momentos, nós começamos a investigar as informações deixadas pela adolescente. Uma outra pistas que seguimos foi uma denúncia anônima dando o paradeiro do suspeito, em Cachoeiro. Ao ser preso, ele se apresentou com nome falso. Mas não adiantou, ele acabou desmascarado”, afirma o delegado.

Fabrício, o Branco, confessou o assassinato, mas o fechamento do inquérito só será feito com a localização da mulher do suspeito. “Tudo indica que o crime é passional. Havia muita discussão entre a mulher de Fabrício e Thamires por causa de ciúmes. Ainda não sabemos quem traía quem”, informa o delegado Adroaldo. Branco vai ser levado para um presídio da Grande Vitória.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
10 jun 2014

Zona rural está sendo usada por traficantes como base para refino de drogas

Publicado às 16:40 | Postado por eduardo.santos

Traficantes estão buscando regiões rurais para montar bases para refino de drogas. Nesta segunda-feira, Seis pessoas, sendo três adolescentes, foram presas em um sítio, na localidade de Buenos Aires, em Guarapari, com 4,5 quilos de pasta base de cocaína, uma pistola taurus calibre 9 milímetros, três balanças de precisão, dois carros, sendo um blindado, dinheiro e jóias. Segundo o coronel Alexandre Ramalho, entre os detidos está o traficante Paulo Giovane Ferreira Xavier, o Jô, 37 anos, que comanda o tráfico de drogas no Bairro Ilha da Conceição, em Vila Velha.

“Nosso serviço de inteligência estava monitorando o suspeito há bastante tempo. Ele, a mulher e dois filhos menores estão envolvidos com o tráfico. Outras duas pessoas que estavam no sítio foram presas. O que a gente lamenta é o fato de o cara ter envolvimento com o crime e ainda levar a família toda para as drogas. Jô é pai daquela menina, Ana Carolina, que lamentavelmente foi morta por bala perdida na Ilha da Conceição, em 2012″, informou o coronel Ramalho.

Ana Carolina foi morta com um tiro nas costas durante uma operação da Polícia Militar, no dia 5 de dezembro de 2012. O tiro teria sido disparado por um policial militar durante uma perseguição a suspeitos em um carro roubado. Na época, os moradores chegaram a organizar uma manifestação e atearam fogo em um ônibus. “Mesmo com essa tragédia, ele não se preocupou em tirar os filhos da criminalidade”, disse o coronel.

Ainda de acordo com o oficial da PM, o sítio de Jô era usado para o refino da pasta base de cocaína e a produção de crack. A droga seria distribuída no bairro onde o traficante mantém domínio e a filha dele foi morta. Ainda segundo o coronel Ramalho. Paulo Giovane, o Jô, foi preso quando retornava de uma do hospital onde tinha se submetido a uma cirurgia no olho.

 

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
4 jun 2014

Apresentação de atestado médico acaba em prisão em Vila Velha

Publicado às 16:37 | Postado por eduardo.santos

Em cerca de 40 dias, a Superintendência de Polícia Prisional (SPP) prendeu 130 pessoas que estavam com mandado de prisão em aberto e levando uma vida sossegada, como se nenhum crime tivessem cometido. Segundo o delegado Danilo Bahiense, isso deve-se a mudança de foco da superintendência, que passou a ser mais operacional. Nesta quarta-feira (04), três suspeitos foram presos na Grande Vitória.

Entre os detidos, está Valcimara Vicente de Souza, 40 anos, acusada de latrocínio (roubo com morte), ocorrido em 1995, em Vila Velha. A mulher estava foragida desde 2009 quando o processo transitou em julgado. Ela e o marido teriam assassinado um taxista. A prisão ocorreu em Jardim Marilândia, onde a mulher mantinha uma cracolândia. De acordo com o delegado, 35 pessoas estavam no local fazendo uso de crack. “Ela está condenada pela morte do taxista. O local que ela mantinha como ponto de uso de drogas é desumano”, disse o delegado.

Outros detidos são: José Carlos Pires de Oliveira, 36 anos, acusado de furto, contrabando e dois homicídios; e Gabriel César Batista Magalhães, 27 anos, com passagem pela Justiça por uso de drogas e ameaças contra uma namorada. Gabriel foi preso por falsidade ideológica. “Ele trabalha em um shopping de Vila Velha e faltou dois dias. Ao voltar ao trabalho, o suspeito apresentou um atestado médico com a assinatura falsificada de um médico do DML. Foi aí que descobrimos que tratava-se de um crime”, explica Danilo Bahiense.

O atestado apresentado por Gabriel era de um hospital de Vila Velha onde o médico legista nunca trabalhou. “Você não pode subestimar a inteligência de um criminoso. Mas também não se pode ignorar a burrice. Ela faltou o serviço e mandou um torpedo para o chefe dele dizendo que estava com sinusite. Mas apresentou um atestado que supostamente seria de um ortopedista. O gerente checou e descobriu que o médico nunca trabalhou no hospital. E ainda havia um erro de grafia do próprio nome”, afirma o superintendente.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
28 mai 2014

Novo prédio do DML deve ser construído na Serra

Publicado às 16:25 | Postado por eduardo.santos

O Espírito Santo vai ganhar um complexo de Polícia Técnico-Científica que vai abranger a Perícia Criminal, Identificação e o novo Departamento Médico Legal (DML). O Governo do Estado planeja construir o prédio no município da Serra. Segundo o secretário de Segurança Pública André Garcia, o investimento é da ordem de R$ 25 milhões. Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que avaliou os planos de segurança dos estados que buscam financiamentos.

De acordo com Garcia, O Programa Estado Presente foi bem avaliado, recebendo nota 9,5, na avaliação que vai de um a dez. “Existem vários planos com pedido de financiamentos. Para nossa satisfação o nosso plano foi bem avaliado. É a maior nota atribuída a um programa de segurança. Estamos negociando a compra de um terreno na Serra onde vamos construir esse complexo”, afirma o secretário.

Com o novo complexo de Polícia Científica, André Garcia espera que o Estado continue com alto índice de resolutividade de crimes violentos. “Hoje estamos com o índice de mais de 40%, enquanto que no Brasil, 10% dos assassinatos são elucidados”, avalia. Outro dado interessante divulgado pelo secretário de Segurança é o número de homicidas presos. Somente de janeiro e abril, mais de 510 autores de assassinatos foram presos mediante mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
27 mai 2014

Ladrões roubam carro, mesmo com policiamento presente em bairro da Serra

Publicado às 16:42 | Postado por Folha Vitória

Veículo roubadoMesmo com policiamento reforçado com o Patrulha da Comunidade, os moradores da Rua das Seringueiras, em José de Anchieta, na Serra, estão sofrendo nas mãos de ladrões de carro. Segundo Alexandre Rodrigues, o veículo dele, Gol branco, placas MPG 9019 foi roubado enquanto estava estacionado em frente de casa.

“Olha, se eu disser que está faltando policiamento, posso me contradizer. Isso porque o bairro está tendo a patrulha e policiais estão rodando praticamente o dia inteiro. O problema é que tem ladrão demais”.

Alexandre afirma ainda que chegou a acionar o Ciodes, que enviou uma viatura ao local. Os policiais fizeram buscas no bairro, mas o carro não foi localizado. Ele pede a quem souber do paradeiro do veículo, ligar para o telefone 99753-2515.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
20 mai 2014

Suspeito de tráfico de drogas é preso em operação da PM em Guarapari

Publicado às 16:15 | Postado por eduardo.santos

Suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, Wagner Simões, o Waguinho, 26 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (20) durante uma operação para cumprimento de mandados judiciais, em Guarapari. Segundo informações da Polícia Militar, ele foi preso em casa, na Rua Camurugi, no Bairro Camurugi. Os policiais foram à casa do acusado, já no início da manhã. No local, os PMs apreenderam um revólver calibre 32, além de 25 gramas de crack e material usado no embalo de drogas. Segundo os policiais, Waguinho ja é um velho conhecido da polícia por envolvimento com o tráfico de drogas no bairro. Operações de combate ao tráfico de drogas vão continuar sendo realizadas em Guarapari, de acordo com o comando da PM na cidade.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2013