19/1/2013 às 10h49 - Atualizado em 19/1/2013 às 10h49

Polícia Militar investe em quadriciclos para aumentar segurança no verão

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoNo início de janeiro a Polícia Militar recebeu sete novos quadriciclos para reforçar o patrulhamento no litoral capixaba. Os veículos, específicos para o patrulhamento na areia, auxiliam outras forma de policiamento. Na Praia de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, policiais em quadriciclos percorrem toda a faixa de areia durante 12 horas por dia e auxiliam os policiais militares que fazem policiamento a pé no calçadão.
 
“O quadriciclo permite ao policial uma visão privilegiada da praia e auxilia o policial que está no calçadão fazendo o policiamento a pé e que, devido aos obstáculos como quiosques, guarda-sol e cadeiras, não consegue ver tudo o que acontece na areia. Preferimos adaptar o quadriciclo em praias com areia sólida, com grande extensão e com menos aglomeração de pessoas”, explica o subcomandante do 4º Batalhão, major Rogério Fernandes.
 
Para operar o veículo os militares passam por um treinamento específico. “É preciso saber conduzir adequadamente o quadriciclo para empregar a velocidade e a aceleração na medida certa. O policial precisa ter o controle do veículo e manter uma velocidade entre 10 e 20 km para observar a movimentação na praia e ao mesmo tempo ter cuidado com a segurança das pessoas”, diz o major.
 
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) investiu R$ 189 mil na aquisição dos veículos para reforçar os balneários durante o verão. Praias de Norte a Sul do Estado contam com este tipo de policiamento, entre elas, Praia do Morro e Setiba, em Guarapari; Barra do Sahy, em Aracruz; Pontal do Ipiranga e Regência, em Linhares, Marataízes, entre outras.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014