Polícia

Ciúmes e traição são principais motivos de agressão contra mulheres no Estado

Maioria dos casos registrados na delegacia são por causa de ciúmes Foto: TV Vitória

Entre os vários motivos que levam a mulher a ser agredida pelo companheiro, um deles é o ciúmes. E é o sentimento de posse que, segundo especialistas, acaba fazendo com que o homem não aceite a separação. Em muitos casos, isso acaba em agressão.

Homens que agridem a mulher por causa do vício no álcool, ou por não aceitarem a separação, são os principais motivos que levam as vítimas a registrarem ocorrência em Vitória. Mas na Delegacia da Mulher outra motivação também merece destaque: o ciúme. Um sentimento que se mostra mais forte quando há traição.

No último domingo (18), uma estudante de 32 anos foi agredida com socos e chutes pelo namorado, um lutador de jiu-jítsu, de 24 anos. A agressão aconteceu depois que ela descobriu, pelas redes sociais, que era traída por ele. O crime foi na Praia da Costa, em Vila Velha. 

Para a delegada Arminda Rodrigues, na maioria dos casos de agressão, que chegam à Delegacia da Mulher, o sentimento de posse é o que leva o homem a partir para a violência. “Ele pensa que a mulher é propriedade particular dele, e isso vai gerar o ciúmes que termina na agressão física, uma ameaça e até tentativa de homicídio”, afirma.

O caso da estudante não é o único divulgado pela TV Vitória, quando se trata de mulheres que se tornam vítimas dos companheiros. Em agosto do ano passado, uma jovem foi mantida refém por cerca de 2 horas em um apartamento no Centro de Vitória.

A Delegacia da Mulher de Vitória não tem o número de ocorrências de agressão que envolvem traição, porque o cálculo é feito com base no tipo de crime e não na motivação. O que se sabe é que a quantidade de ocorrências na Capital praticamente se manteve estável se comparado ao ano passado. “O homem aceita muito menos essa situação de separação. Se ele trai, muitas vezes a mulher até perdoa, mas o homem não”, aponta a delegada.

Para o psicólogo Adriano Jardim, especialista em comportamento, a traição gera uma quebra de confiança que pode levar o parceiro a romper o relacionamento. É aí que a mulher, tanto nos casos em que ela é a infiel, quanto o parceiro, se torna vítima. “Ao trair, ele oferece a oportunidade para o outro de um comportamento agressivo, explosivo, que no ponto de vista da pessoa está justificado”, explica.

Pontos moeda