Polícia

Acusado de ter estuprado e degolado jovem tem características de psicopata, diz psicólogo

Além do crime, Tiago teria filmado o estupro e divulgado em mensagens multimídia de celular. Para o psicólogo Adriano Jardim, o comportamento de Tiago é comparado a psicopata

Frieza que o acusado teve em cometer o crime chamou atenção de psicólogos Foto: Reprodução/TV Vitória

A morbidez do crime da morte de Gabriela de Oliveira Bonfim, de 24 anos, na segunda-feira (23), em Vila Velha, chama a atenção de psicólogos. Tiago Rosa do Sacramento, de 25 anos, é o acusado de ter estuprado e degolado a jovem. Além do crime, Tiago teria filmado o estupro e divulgado em mensagens multimídia de celular. Para o psicólogo Adriano Pereira Jardim, o comportamento de Tiago é comparado a de um psicopata.

"Claro que não posso afirmar se ele é de fato um psicopata, já que não conheço o histórico dele, porém, o comportamento do Tiago é a de um psicopata. O psicopata não sente remorso, não sente pena nem tem empatia com a vítima", diz Jardim.

Outro aspecto do comportamento de um psicopata é o fato dele ter tentado justificar o crime. "Essa é outra característica de um psicopata: o de tentar justificar o injustificável. No fundo, se faz um discurso de arrependimento, mas o psicopata acredita que não fez nada de errado", afirma.

O psicólogo explica que esse tipo de indivíduo não tem características que possam o identificar como psicopata. "O comportamento de um psicopata não se difere de outras pessoas. Normalmente tem uma convivência agradável e é hábil em mentir e manipular", completa.

O vídeo gravado pelo acusado de ter cometido o crime teve grande repercussão na internet. O grande interesse das pessoas por esse tipo de conteúdo também chamou atenção de Jardim.

"A psicologia explica como transferência de energia no sentido de que quando nos deparamos com uma situação muito ruim, as pessoas pensam 'meus problemas não são nada perto do que aconteceu', é uma espécie de 'tranquilizante', um alívio automático para a pessoa", conta.

Entenda o caso

Gabriela foi encontrada morta depois de ter sido degolada e atingida por cinco facadas no bairro Novo México, em Vila Velha. O crime aconteceu na noite da última segunda-feira (23).

De acordo com informações da Polícia Militar, Tiago Rosa do Sacramento, de 25 anos, suspeito do crime, mantinha um relacionamento extraconjugal com a jovem. A avó da vítima, Terezinha França Dias, conta que a relação do casal era conturbada. “Eles brigavam muito, mas eu nunca me meti, nunca participei da vida dele”, disse.

Segundo informações da polícia, o corpo da vítima, Gabriela de Oliveira Bomfim Sampaio, foi encontrado na casa de Tiago. Antes do crime, a mãe de Gabriela recebeu um telefonema de Tiago. Do outro lado da linha, ele teria dito que, juntamente com um amigo, estaria estuprando a jovem e que depois iria matá-la.

Pontos moeda