Polícia

Professores são feitos reféns durante tumulto dentro do presídio de Xuri

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informou que a unidade prisional possui toda a segurança necessária para abrigar presos

Tumulto foi controlado pelos agentes da unidade Foto: Divulgação

Quatro professores foram feitos reféns por um grupo de internos durante um princípio de rebelião no início da tarde desta quinta-feira (25), na Penitenciária III , no complexo do Xuri, em Vila Velha. 

O tumulto começou por volta das 13h30. Durante uma aula, os professores foram cercados e os presos deram início ao motim. De acordo com agentes da unidade, os detentos queriam que outros 500 presos fossem libertados.

A intenção era organizar uma rebelião ainda maior.  Mesmo com toda a confusão, não foi preciso a intervenção da Polícia Militar, já que os próprios agentes penitenciários conseguiram controlar o conflito. 

Segundo Antônio Carlos Vilela, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes) , a penitenciária foi construída para abrigar presos do regime semiaberto, mas abriga presos do regime fechado. 

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informou que a unidade prisional possui toda a segurança necessária para abrigar presos, independente do regime de cumprimento de pena. 

Agentes são alvos de pedradas na Unis
Uma monitora foi feita refém por um grupo de internos na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), em Cariacica. A rebelião começou por volta das 11 horas, quando internos da Unis colocaram fogo em colchões e quebraram telhas e outros materiais da unidade. As primeiras informações divulgadas deram conta de que uma monitora teria sido feita refém, mas a informação foi negada pela Unis.

Pontos moeda