Polícia

Alemães são presos em SP sob acusação de roubar estátua

Redação Folha Vitória

São Paulo - Dois alemães foram detidos na tarde desta segunda-feira, 14, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, depois de furtar uma estátua de bronze estimada em R$ 25 mil da exposição que ocorre no saguão do Terminal 3. Eles serão encaminhados a um Centro de Detenção Provisória (CDP).

Beck Heiko, de 39 anos, e Kramm Rainer, de 48, foram abordados em um restaurante no terminal 2 por seguranças do aeroporto, depois de fazer check-in e despachar a bagagem com o objeto roubado para uma aeronave da empresa Lufthansa que partiria às 16 horas. A dupla foi identificada pelas câmeras instaladas no local.

 

O item "Jogador de Futebol - Bicicleta", criado pelo artista ítalo-brasileiro Inos Corradin, estava dentro de um cubo de acrílico na exposição "Bate-Bola, um Embarque de uma Paixão", sobre a Copa do Mundo. Vestindo camisas da seleção alemã, Heiko e Rainer removeram a estrutura, aproveitando-se do baixo movimento no horário - eram 9h20, momento em que é feito apenas o desembarque - e a colocaram na mala. Esta Segunda-feira é o último dia da exibição das peças.

Eles disseram à polícia que vieram ao Brasil para assistir a todos os jogos da Alemanha na Copa do Mundo. A dupla chegou em São Paulo na tarde desta segunda, do Rio de Janeiro, depois da final entre Alemanha e Argentina. "Acharam que o Brasil é uma terra sem lei", disse o delegado divisionário da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur), Osvaldo Nico Gonçalves, que atendeu à ocorrência. A dupla afirmou à polícia que queria "levar uma lembrança do Brasil". Segundo Gonçalves, não há possibilidade de fiança.

Pontos moeda