Polícia

Condenado pela morte do juiz Alexandre Martins passará a cumprir pena em regime semiaberto

Com o direito concedido, Odessi Martins da Silva recebeu a autorização para passar o dia fora, estudando ou trabalhando, sendo obrigado a retornar para penitenciária à noite

Odessi ficou 11 anos preso Foto: TV Vitória

Preso pela morte do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, assassinado em 2003, Odessi Martins da Silva, conhecido como Lombrigão, vai cumprir o restante da pena em regime semiaberto. Odessi foi condenado a 23 anos de prisão e estava preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Viana desde 2004. Com o direito concedido, o criminoso recebeu a autorização para passar o dia fora, estudando ou trabalhando, sendo obrigado a retornar para penitenciária à noite.

Para o pai do juiz, o professor de direito Alexandre Martins de Castro, a revolta pela perda brutal do filho continua. “Eu já sabia que isso ia acontecer, progressão de regime é um critério legal do direito. Eu não concordo, mas está dentro da lei. O que me causa revolta é saber que os verdadeiros mandantes não foram julgados. O Odessi por pior que seja, pagou pelo crime. Ficou 11 anos preso. Ele é um pobre coitado. O que é triste, lastimável e revoltante é saber que os endinheirados, os ricos, os que exercem influência e poder, não foram condenados. Eles enganam a sociedade e passam um exemplo de impunidade. Não estou indignado com a saída do Odessi, estou indignado pelos outros que não entraram”, desabafou

O assassinato
Alexandre foi assassinado a tiros no dia 24 de março de 2003 quando chegava a uma academia, em Itapoá, Vila Velha. Alexandre foi baleado na rua. O juiz fazia parte de uma missão especial federal que investigava as ações do crime organizado no Espírito Santo.

Suspeitos
Além de Odessi, outros seis executores e intermediários do crime já foram julgados e condenados. Três acusados de serem mandantes do crime entraram com recursos no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal e não foram julgados.

Pontos moeda