Polícia

Emoção e pedidos de justiça marcam enterro do soldado do BME morto em Cariacica

O governador Renato Casagrande também esteve no cemitério e decretou luto de três dias por causa da morte do soldado; Policiais que estavam no helicóptero Harpia jogaram pétalas de rosas

O soldado foi enterrado no cemitério Santo Antônio Foto: TV Vitória

O último adeus ao soldado do BME Dayclom Nascimento Feu, de 28 anos, morto após uma troca de tiros na noite do último sábado (06), foi marcado por homenagens e pedidos de justiça na manhã desta segunda-feira (08), em Vitória.

Por volta das 9 horas, centenas de policiais militares participaram do cortejo, que saiu da sede do Batalhão de Missões Especiais (BME), com destino ao cemitério de Santo Antônio, onde os familiares receberam os cumprimentos de vários amigos e colegas de farda do policial.

O governador Renato Casagrande também esteve no cemitério. Ele decretou luto de três dias por causa da morte do rapaz. 

Além da Guarda Fúnebre, homenagens ao soldado vieram do céu. Policiais que estavam no helicóptero Harpia, da Polícia Militar, jogaram pétalas de rosas.
 
Para o Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ramalho, a justiça precisa ser feita. “Até quando nós vamos conviver com isso? Hoje a Polícia Militar foi ultrajada na sua maior força repressiva que é o Batalhão de Missões Especiais. Queremos justiça assim como nós somos cobrados quando nós erramos. Queremos que se discuta essa questão no Brasil. Não dá mais para conviver com essa questão, de menor matando cidadão de bem, como esse profissional. Nós convivemos com isso como se nada estivesse acontecendo”, desabafa.

Adolescente chora ao ser apreendido

O rapaz de 17 anos, suspeito de participação na morte do soldado do BME, chorou ao ser apreendido na manhã desta segunda-feira (08), em Cariacica.

De acordo com a polícia, o suspeito foi localizado na casa de vizinhos, a poucos metros do crime. O irmão dele, de apenas 15 anos, ajudou os militares. “Meu irmão chegou lá em casa e disse que trocou tiros com a polícia, só isso que ele disse. Ele disse que trocou tiros com a polícia e depois foi dormir. Disse que tinha atirado no policial”, conta.
 
Além do menor e de Iaclison Cajazeira de Almeida, internado em estado grave no hospital São Lucas, outro rapaz teria participação no crime. Ele continua foragido.

Ocupação

Desde a noite de sábado (06), policiais ocuparam o bairro à procura dos suspeitos do crime. Na madrugada desta segunda-feira (08), pelo menos seis viaturas do Batalhão de Missões Especiais (BME) fizeram buscas e patrulhamentos no bairro.

Logo após o crime, os policiais apreenderam duas armas de fogo que foram encaminhadas para o DPJ de Cariacica. No local do crime ficaram marcas de tiros em árvores, no chão e até em um carro.

Dayclom Nascimento Feu estava no BME há três anos Foto: ​Reprodução

Entenda o caso

Dayclom Nascimento Feu, de 28 anos, foi morto com um tiro na cabeça, na noite do último sábado (06), no bairro Padre Gabriel, em Cariacica. Segundo colegas de trabalho, o soldado do BME morreu na Rua Chico Mendes, que cruza com a avenida principal do bairro.

Segundo os policiais que estavam na ocorrência, uma viatura do Batalhão de Missões Especiais (BME) parou em uma esquina. Assim que os PMs avistaram dois rapazes em atitude suspeita, desceram para fazer a abordagem. Foi aí que os criminosos atiraram. Os policiais, então, revidaram. O policial que foi atingido foi o único que não havia saído do carro. Dayclom foi atingido com um tiro na cabeça.

Duas armas foram apreendidas e levadas para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cariacica. A polícia ocupou a região e fizeram, a todo momento, averiguações. Houve clima de tensão.

O policial chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital particular de Cariacica, onde foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu e morreu.

O suspeito baleado, identificado como Iaclison Cajazeira de Almeida, foi socorrido e encaminhado para o Hospital São Lucas, em Vitória. O outro rapaz que estava com o suspeito e que ainda não foi identificado, conseguiu fugir.

O corpo do policial foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória, e a família fez o reconhecimento na manhã de domingo (07). O policial Dayclom estava na corporação desde 2009 e integrava o BME há três anos.

Velório

O velório de Dayclom Nascimento foi realizado na sede do Batalhão de Missões Especiais (BME), em Maruípe, Vitória. Dezenas de policias passaram no local para prestar homenagens ao policial e amparar os familiares e amigos. 

Recompensa

A Associação de Cabos e Soldados do Espírito Santo chegou a oferecer uma recompensa de R$ 5 mil para quem desse qualquer informação sobre o suspeito de participar da morte do policial Dayclom Nascimento, na noite de sábado (06), em Cariacica.

O denunciante que passou as informações do adolescente apreendido ainda não fez o requerimento da recompensa. A Associação está aguardando mais informações sobre a apreensão, ou seja, a recompensa ainda não foi liberada.

Qualquer informação sobre o paradeiro do terceiro suspeito de participar da morte do policial pode ligar para os telefones 181,190 ou 3324-1946. 

Pontos moeda