Polícia

Familiares e amigos prestam últimas homenagens a soldado do BME morto em Cariacica

O velório de Dayclom aconteceu na sede do Batalhão de Missões Especiais (BME), a pedido da própria família do soldado. O enterro será às 10 horas desta segunda-feira (08)

O velório de Dayclom aconteceu na sede do BME Foto: TV Vitória

Os familiares e amigos do soldado do BME Dayclom Nascimento Feu, de 28 anos, morto durante uma troca de tiros na noite do último sábado (06) em Cariacica, prestaram as últimas homenagens ao militar durante a noite de domingo (07).

O velório de Dayclom aconteceu na sede do Batalhão de Missões Especiais (BME), a pedido da própria família do soldado. “Ele vivia e respirava isso. A família tem certeza que ele morreu fazendo o que ele mais amava. Optamos por fazer o velório na sede porque ele amava isso aqui, era o sonho dele entrar na família”, conta Verônica Nascimento Feu, irmã do militar.

Um amigo, que preferiu não se identificar, lamentou a perda do soldado. “Só Deus mesmo para nos confortar. Ele morreu em serviço, pela garra que ele tinha, pelo guerreiro que era. Hoje nós vimos e ouvimos quão grande ele era dentro da Corporação”, conta.

Dayclom iria se formar em Direito em 2015, quando também pretendia se casar com a jovem Cristiane, com quem tinha um relacionamento há nove anos. 

O enterro do soldado está marcado para as 10 horas desta segunda-feira (08), no cemitério Santo Antônio, em Vitória. 

Recompensa 

A Associação de Cabos e Soldados do Espírito Santo está oferecendo uma recompensa de R$ 5 mil para quem der qualquer informação que possa levar a polícia a encontrar o suspeito de participar da morte do policial Dayclom Nascimento.

A informação é do presidente em exercíco da entidade, cabo Júlio Maria Ferreira de Araújo. “Recebemos a notícia com muita tristeza. Não foi agressão contra um PM, foi uma agressão ao Estado, agressão a um servidor que estava ali para defender a sociedade. Vamos pegar quem fez isso com ele!”, disse Júlio.

A pessoa que tiver alguma informação sobre o paradeiro do suspeito de participar da morte do policial pode ligar para os telefones 181,190 ou 3324-1946. A PM já sabe quem são os suspeitos e está a procura dos criminosos. 

O comandante do BME, tenente-coronel Aguiar disse que a corporação não vai parar enquanto não encontrar o suspeito. “Perdemos um grande homem (Daycolm). O batalhão vai continuar trabalhando fortemente contra a criminalidade. Não vamos desistir enquanto não colocarmos ele (suspeito) atrás das grades. Isso foi uma afronta ao BME, uma afronta à Polícia Militar, uma afronta à sociedade capixaba”, disse o tenente-coronel.

Já a tropa do BME, que participaria do Desfile de 7 de Setembro, em Vitória, foi dispensada da participação para que pudesse procurar pelo suspeito de participar da morte do policial, como informou o  comandante geral da Polícia Militar, Edmilson Santos, que  lamentou a morte do policial. “Enquanto ele não for preso, a tropa vai estar lá, direto”, disse o comandante. “Eles fizeram a abordagem do veículo e, do nada, houve o disparo e o policial foi atingido dentro do carro. Houve o disparo antes da abordagem. Uma tragédia”, explicou Santos.

Dayclom estava no BME há três anos Foto: TV Vitória

Entenda o caso

Dayclom Nascimento Feu, de 28 anos, foi morto com um tiro na cabeça, na noite do último sábado (06), no bairro Padre Gabriel, em Cariacica. Segundo colegas de trabalho, o soldado do BME morreu na Rua Chico Mendes, que cruza com a avenida principal do bairro.

Segundo os policiais que estavam na ocorrência, uma viatura do Batalhão de Missões Especiais (BME) parou em uma esquina. Assim que os PMs avistaram dois rapazes em atitude suspeita, desceram para fazer a abordagem. Foi aí que os criminosos atiraram. Os policiais, então, revidaram. O policial que foi atingido foi o único que não havia saído do carro. Dayclom foi atingido com um tiro na cabeça.

Duas armas foram apreendidas e levadas para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cariacica. A polícia ocupou a região e fizeram, a todo momento, averiguações. Houve clima de tensão.

O policial chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital particular de Cariacica, onde foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu e morreu.

O suspeito baleado, identificado como Iaclison Cajazeira de Almeida, foi socorrido e encaminhado para o Hospital São Lucas, em Vitória. O outro rapaz que estava com o suspeito e que ainda não foi identificado, conseguiu fugir.

O corpo do policial foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória, e a família fez o reconhecimento na manhã de domingo (07). O policial Dayclom estava na corporação desde 2009 e integrava o BME há três anos.

Pontos moeda