Polícia

Grupo ataca delegacia em SP após mortes em baile funk

Redação Folha Vitória

São Paulo - Desde as 7h desta segunda-feira, 22, policiais militares do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) fazem segurança do 54º Distrito Policial, em Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista. Por volta das 23h deste domingo, 21, cerca de 70 pessoas tentaram invadir a delegacia e entraram em confronto com policiais civis do Grupo de Operações Especiais (GOE), que foram acionados para impedir a tentativa de invasão.

Ao notarem a chegada dos policiais, manifestantes dispararam coquetéis molotov, rojões e arremessaram pedras e garrafas contra eles, além de armar barricadas ateando fogo em pneus, caixas de papelão e pedaços de madeira. Por causa da agressão, os policiais revidaram e dispararam munições antimotim para dispersar o grupo. Cinco pessoas foram detidas após a confusão, mas três delas já foram liberadas. Além disso, dois menores de 15 anos foram apreendidos e levados à Fundação Casa.

Os policiais apreenderam uma caixa de rojão que continha dois cartuchos já deflagrados.

Mortes em baile funk

Em protesto contra um ataque a tiros que deixou dois mortos e um ferido durante um baile funk, cerca de 200 manifestantes colocaram fogo em três ônibus no final da tarde deste domingo, em Cidade Tiradentes. Pelo menos outros três coletivos também foram depredados e bloqueios com barricadas de incêndio foram montados nas principais vias do bairro.

O grupo resolveu protestar doze horas após motociclistas encapuzados passarem atirando contra jovens que faziam um baile funk na Rua Edison Danilo Dotto, na região central do bairro. Juam Riber Santiago dos Santos, de 18 anos, recebeu seis tiros e morreu na hora. Já o menor Caio dos Santos Garcia, de 15 anos, foi baleado quatro vezes e morreu por causa de um tiro que acertou sua cabeça. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Cidade Tiradentes.

Ricardo Balvette, de 26 anos, foi atingido no abdome, mas não corre risco de morte. O crime aconteceu por volta das 4h.

Pontos moeda