Polícia

Guardas Municipais do Estado usarão arma de choque disparadora de dardos

Apesar de impactante, o equipamento não é letal e auxilia os agentes na imobilização de suspeitos e preserva a vida dos agressores. A nova arma restringe o uso da arma de fogo

Guardas receberam treinamento para o manuseio das novas armas Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Vitória recebeu, na manhã desta segunda-feira (01), 60 novas armas de choque disparadoras de dardos e eletrificados. Apesar de impactante, o equipamento não é letal e auxilia os agentes na imobilização de suspeitos e preserva a vida dos agressores. A nova arma restringe o uso da arma de fogo às situações de extrema necessidade.

A cerimônia de entrega das armas aconteceu no auditório  da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), na Casa do Cidadão, em Itararé. Além da Guarda Civil Municipal de Vitória, outras guardas municipais também receberam os equipamentos. 

Após o ato, foi oferecido um curso que habilitará os guardas a manusearem o equipamento. Todos os agentes que participaram do evento fizeram o curso e servirão como agentes multiplicadores em suas corporações, repassando os conhecimentos adquiridos aos demais guardas.

Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, é fundamental manter as guardas municipais bem equipadas para a proteção eficaz do cidadão.“Em nome de Prefeitura de Vitória, quero agradecer a Secretaria de Segurança Pública por contribuir com a reestrutura das Guardas Municipais. Todos os profissionais que estão aqui merecem boas condições de trabalho para que o uso progressivo da força seja oportunizado e bem aplicado”, disse.

Pontos moeda