Polícia

Disque-denúncia recebe mais de 3 mil registros em setembro

Os municípios com o maior número de ligações foram Serra e Cariacica, os dois com percentuais de 19,84% e 16,83%, respectivamente. Em seguida está Vila Velha com 16,25%

Os municípios com o maior número de ligações foram Serra e Cariacica Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Disque-Denúncia registrou 3.095 chamados no mês de setembro. O crime mais denunciado ao 181, continua sendo o tráfico de entorpecentes, correspondendo à 51,74%. Em segundo e terceiro lugares estão, sucessivamente, os homicídios (5,81%) e crimes de maus tratos (4,78%). As chamadas do interior do Estado correspondem a 29,14% dos registros.
 
Os municípios com o maior número de ligações foram Serra e Cariacica, os dois com percentuais de 19,84% e 16,83%, respectivamente. Em seguida está Vila Velha com 16,25%, Vitória com 11,5%, Guarapari com 3,88%, Viana com 2,49% e Fundão com 0,52% dos registros. 
 
“Esse balanço é resultado da participação popular que tem o compromisso de subsidiar as ações policiais com informação. Quem liga para o 181 tem o anonimato garantido. Todas as denúncias registradas são investigadas”, diz Ângelo de Carli, gerente do Disque-Denúncia.
 
Vale ressaltar que a população também pode colaborar com o trabalho de investigação da polícia através do canal “Testemunha Virtual”, no endereço testemunhavirtual.sesp.es.gov.br, onde são disponibilizados vídeos de crimes, fotos de fugitivos e procurados pela polícia. 
 
Para fornecer qualquer informação referente a algum dos crimes postados no site, é só ligar para o telefone 181 e informar o código que fica logo abaixo do vídeo. O mesmo processo serve para denunciar fugitivos e foragidos, porém, nesse caso, é o nome completo do procurado que deve ser informado. O anonimato do denunciante é garantido.
 
Números gerais em setembro:
>> 62 pessoas detidas – destas, 05 eram procuradas pela justiça; 
>> 56,6 kg de drogas apreendidas (maconha, cocaína e crack);
>> 14 armas de fogo retiradas de circulação e 319 munições de calibres diversos; 
>> 19 aparelhos de telefonia celular, produtos de furto/roubo e/ou utilizados na comunicação entre criminosos; 
>> R$ 17.355,65 em dinheiro; 
>> 06 veículos, sendo 03 com registro de roubo/furto, recuperados;
>> 37 animais recolhidos – destes, muitos silvestres, mantidos em cativeiros irregulares;
>> 60 procedimentos diversos (Instauração de Inquéritos Policiais, Procedimentos Administra-tivos instaurados, Termos Circunstanciados, Autos de Infração, Advertências, Notificações e Multas Fiscais lavradas, além de várias solicitações de reforço de policiamento atendidas).

Pontos moeda