Polícia

Mulher é detida com mais de 500 quilos de carne clandestina em Santa Teresa

A operação da Polícia Militar Ambiental teve o apoio de agentes do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (Idaf) e de fiscais de saneamento da Vigilância em Saúde

A carne clandestina estava em péssimas condições de higiene Foto: Divulgação/PM

Uma mulher de 42 anos foi detida com mais de 500 quilos de carne clandestina na última quinta-feira (23), no município de Santa Teresa, na região Serra no Espírito Santo.

A operação da Polícia Militar Ambiental teve o apoio de agentes do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (Idaf) e de fiscais de saneamento da Vigilância em Saúde. Após receber denúncias anônimas sobre carne clandestina, os policiais acionaram o Idaf e os fiscais e foram ao local. No total, foram apreendidos 340 quilos de carne bovina e 164 quilos de carne suína que, de acordo com os fiscais, não estavam inspecionadas e ainda acondicionadas em péssimas condições de higiene.
 
A mulher acabou detida e junto com o material apreendido, foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Teresa. Logo após o flagrante, a carne foi levada para o município de Fundão, onde foi incinerada.
 
Segundo o tenente Adenir, o objetivo da operação foi o de coibir a produção e a comercialização de produtos sem inspeção sanitária, garantindo que a população tenha acesso a produtos de qualidade, que não causarão danos à saúde. “Ao adquirir um produto de origem animal, o consumidor deve ficar atento se na embalagem consta a origem e o registro de inspeção, que poderá ser municipal, estadual ou federal”, concluiu.
 
Orientação 
 
É importante que o consumidor verifique sempre a origem da carne que irá consumir. Ela deve ser inspecionada, bem acondicionada e conservada. Além disto, o processo de abate deve, obrigatoriamente, ser realizado em estabelecimento regularizado, que conta com o Serviço de Inspeção Oficial (municipal, estadual ou federal). A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.

Pontos moeda