Polícia

População denuncia violência policial após incêndio em ônibus em bairro de VV

Uma moradora do bairro diz que os policiais chegam na comunidade já atirando. Já a PM afirma que traficantes influenciam parte da comunidade para se voltarem contra a polícia

Flagra do momento em que o ônibus era incendiado por criminosos, em Vila Velha Foto: Reprodução/TV Vitória

A polícia começou a investigação na tentativa de localizar os suspeitos de terem incendiado um ônibus do sistema Transcol, na manhã desta quarta-feira (29), no bairro Cobi de Cima, em Vila Velha. De acordo com a polícia, já existem traços físicos dos suspeitos. Por outro lado, moradores do bairro denunciam suposta truculência dos policiais na atuação no bairro.

Em entrevista para a TV Vitória, uma moradora do bairro, que não quis se identificar, diz que os policiais chegam na comunidade já atirando. "De manhã, eles [policiais] já chegam dando tiro, e com mulher e criança na rua eles não estão nem aí. Quando eles foram render um menino, ele se jogou no chão e mesmo assim deram um tiro nas costas do menino", diz.

A moradora reclama das abordagens policiais feitas no bairro. "A polícia já chega esculachando. Eles não querem nem saber. Eles acham que só porque moramos em Cobi somos todos bandidos", completa.

O conteúdo da carta foi lida na íntegra pelo apresentador do Balanço Geral, Fernando Fully Foto: TV Vitória

Uma carta supostamente escrita por moradores da comunidade de Cobi foi entregue para a equipe de reportagem da TV Vitória. A carta dizia que os policiais "disparam tiros de borracha em trabalhador" e que "invadem casas de pessoas direitas". Não se sabe, porém, a veracidade da mensagem.

Seis ônibus incendiados e 64 depredados somente este ano na Grande Vitória

A Polícia Civil trabalha na investigação para apurar quem ateou fogo no ônibus, que no momento do crime, tinha cerca de 70 passageiros. Segundo a Polícia Militar, o ataque ao coletivo pode ter sido uma retaliação contra a prisão Wanderson Silva de Paula, na noite da última terça-feira (28), após uma troca de tiros com na região dos bairros Cobi de Cima e Cobi de Baixo, também em Vila Velha.

Em entrevista para o Balanço Geral, o suspeito confessa que estava armado e que pulou para fugir da polícia. "Os policiais me pegaram armado e começaram a atirar. Eu corri. Revidei correndo e acabei pulando. Não tive medo de pular", diz.

O Corpo de Bombeiros combateu as chamas de mais um ônibus queimado, na Grande Vitória Foto: TV Vitória

De acordo com o subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Major Menezes, a carta pode ter sido escrita a mando de traficantes. "A gente deixa claro que a carta deveria chegar até nós da polícia de uma forma oficial, com o remetente ou o representante da liderança da comunidade para que a gente possa realmente dar a essa carta o valor e o peso que ela deveria receber. Trabalhar essa questão pela mídia é o caminho inverso. Ressalto que as portas estão abertas ao diálogo", conta.

Sobre a denúncia de truculência policial, o major argumenta: "É bom destacar que todo disparo de arma de fogo efetuado pela Polícia Militar, é imediatamente comunicado à corregedoria. Aí fazemos a apuração se aquele disparo foi necessário ou não, havendo ou não suposta vítima", conta.

O major diz que é comum em comunidades onde há o tráfico de drogas, a influência de criminosos com a comunidade. "Infelizmente alguns dos criminosos da região influenciam a população para se voltarem contra a polícia. Eu não consigo entender o que o cidadão de bem tem em mente quando toma uma atitude dessas, porque estamos aqui para defender vidas", conclui.

Conteúdo da carta na íntegra:

"Que fique bem claro, não é vandalismo. Isso é a comunidade que não aguenta a humilhação dos PMs, dando tiros de borraca em morador, fazendo trabalhador deitar no chão, invadindo casas de pessoas direitas. Eles acham que porque moramos na favela somos bandidos também".

Pontos moeda