Polícia

Espírito Santo lidera ranking brasileiro de tentativas de homicídio

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado este mês, em 2013 o número de tentativas foi de 2929, um aumento de mais de 250 tentativas em relação ao ano anterior

Segundo o anuário segurança pública, em 2013 o número de tentativas foi de 2929 Foto: TV Vitória

No ano passado, o Espírito Santo alcançou o topo de uma lista nada promissora: o Estado é o campeão brasileiro em tentativas de homicídios proporcionalmente ao número de habitantes, com uma taxa de 76,1/100 mil habitantes. Para se ter uma noção, o percentual é três vezes maior que do que a média nacional (23,9/100mil). 

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado este mês, em 2013 o número de tentativas foi de 2929, um aumento de mais de 250 tentativas em relação ao ano anterior. Por esse número, podemos dizer que durante o ano passado, a média de ações para tirar a vida de outra pessoa foi de oito casos por dia.  

Para o especialista em Segurança, Jorge Aragão, o crescimento da violência está associado a uma sensação de impunidade e ao despreparo e sobrecarga imputada aos policiais capixabas. “Como os policiais ficam sobrecarregados, não se atentam aos detalhes técnicos nas ocorrências dos crimes, o que dificulta na solução dos casos”, afirmou.

Pontos moeda