Polícia

Operação Trevo: suspeito de fraude é liberado após depoimento no ES

Os depoimentos e materiais apreendidos serão encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Pernambuco, que está no comando da "Operação Trevo"

A operação foi realizada em 13 estados Foto: Divulgação/PF

Uma pessoa, que foi detida durante a Operação Trevo, deflagrada na manhã desta quarta-feira (12), na Grande Vitória, foi liberada após prestar depoimento à Polícia Federal.

Policiais Federais realizaram buscas em duas cidades de Vitória e Vila Velha, com o objetivo de investigar uma empresa sob suspeita de estar emitindo bilhetes de loteria disfarçados como títulos de capitalização.

Na sede do estabelecimento investigado, em Vitória, os policiais apreenderam documentos de contabilidade, movimentação financeira, relatórios de sorteios, procurações, notas fiscais, agendas e contratos. 

Já em Vila Velha, na residência da gerente responsável pelas atividades da empresa no Espírito Santo, foram apreendidos documentos e um notebook.

Os depoimentos e materiais apreendidos serão encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Pernambuco, que está no comando da "Operação Trevo". A polícia suspeita que o grupo teria movimentado mais de 1 bilhão em fraudes, em 13 estados.

De acordo com as informações da Polícia Federal, as investigações começaram há nove meses. As acusações são de lavagem de dinheiro e fraude. Parte da verba arrecadada com a venda de bilhetes, que deveria ser destinada a instituições filantrópicas, era revertida para uma empresa em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

A operação acontece em todo o Brasil. Empresas de treze estados estariam envolvidas no esquema comandado pela empresa Pernambuco da Sorte, sediada em Recife. Ao todo, são 24 mandados de prisão preventiva e 12 de prisão temporária, além de 57 mandados de busca e apreensão. Os investigados podem responder pela prática do crime de contrabando, crime contra o Sistema Financeiro Nacional, jogo de azar e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas ultrapassam 30 anos. 

Pontos moeda