Polícia

Policiais farão "visitas tranquilizadoras" a mulheres vítimas de violência no Espírito Santo

​O evento é direcionado a policiais militares que atuam no projeto Patrulha da Comunidade, a policiais civis e guardas municipais. O seminário segue até sexta-feira (14)

Foto: Divulgação/Governo

Capacitar policiais militares para o atendimento de mulheres vítimas da violência é o objetivo do curso promovido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) que teve início na última segunda-feira (10).

O evento é direcionado a policiais militares que atuam no projeto Patrulha da Comunidade, a policiais civis e guardas municipais. O seminário, que segue até sexta-feira (14), é realizado no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira, Vitória.

O evento vai tratar de temas como polícia comunitária, estatísticas de crimes praticados contra mulheres no Estado e mediação de conflitos. O curso também irá abordar a Lei Maria da Penha, bem como serviços socioassistenciais, política de enfrentamento à violência contra a mulher, abordagem psicossocial e aspectos práticos da execução de visitas tranquilizadoras.
 
O evento tem o apoio do Ministério Público do Estado. Desde o dia 03 de julho, policiais militares atuam no projeto “Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar”, lançado pela Sesp. De acordo com o coordenador da Patrulha da Comunidade na Região Metropolitana da Grande Vitória, tenente-coronel Altiere de Carlo, os militares tiveram, inicialmente, uma instrução preliminar e, com o seminário, a proposta é qualificar e expandir o serviço para o interior. “O curso mostra a preocupação da instituição frente à violência contra a mulher. Nosso intuito é capacitar os policiais para qualificar e expandir esse atendimento para outros municípios do Estado”, diz o coordenador da patrulha, tenente-coronel Altiere de Carlo.
 
De acordo com o coordenador, no período de 03 de julho a 14 de outubro, policiais realizaram 53 visitas a mulheres vítimas de violência. No dia 20 de agosto a Patrulha da Comunidade efetuou a primeira prisão de autor de violência doméstica e familiar no município da Serra. O acusado, além de descumprir os termos da medida protetiva de urgência, tinha mandado de prisão da Justiça por tentativa de homicídio contra a mulher e seus familiares.
 
Como funciona a visita tranquilizadora
 
O projeto realiza visitas pessoais às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência concedidas pelo Poder Judiciário. Policiais militares realizam as visitas tranquilizadoras a partir das perguntas contidas em um formulário de atendimento, devendo, ao final de cada visita, registrar a atividade em boletim de ocorrência.
 
Programação:
I Curso de Capacitação “Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência” 
  
Terça-feira (11)
08h a 11h40 – Legislação: Lei.11.340 “Lei Maria da Penha”  (Dra.Catarina Cecin Gazele)
13h a 17h40 – Serviços Socioassistenciais e Serviços de Saúde (MPES)
 
Quarta-feira (12)
08h a 11h40 – Abordagem Psicossocial (MPES) – Camila Lenhaus Detoni e Jocilene Marquesini Mongim
15h a 17h40 - Política de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher (Subsecretaria de Movimentos Sociais – Ana Carolina)
 
Quinta-feira (13)
08h a 11h40 – Espargidor de Agente Lacrimogênio (capitão Pinheiro/PMES)
15h a 17h40 – Emprego de Spark (capitão Pinheiro/PMES)
 
Sexta-feira (14)
08h a 09h40 – Rede de Delegacias Especializadas da Polícia Civil no âmbito da violência contra a mulher (delegada da Polícia Civil Arminda Rodrigues)
10h a 11h40 – Aspectos práticos da execução de visita tranquilizadora às mulheres vítimas de violência (major Menezes/PMES)
13h a 14h40 – Aspectos práticos da execução de visita tranquilizadora às mulheres vítimas de violência (major Menezes/PMES)
15h a 17h40 – Palestra de encerramento: “Proteção a Mulher Vítima de Violência” – (tenente-coronel Nádia Gerhard, da PM do Rio Grande do Sul)

Pontos moeda