Polícia

Acusados de mandar matar juiz em Vila Velha devem ir a julgamento 12 anos após crime

Sentarão no banco dos réus o coronel Ferreira e o ex-policial civil Cláudio Luiz Andrade Baptista, o Calú. Já o juiz aposentado Antônio Leopoldo aguarda julgamento de um recurso no STJ

Juiz Alexandre foi morto em março de 2003 Foto: Divulgação

Dois acusados de serem mandantes do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, ocorrido no dia 24 de março de 2003, finalmente devem ir a julgamento em 2015, 12 anos após o crime: o coronel da reserva da Polícia Militar, Walter Gomes Ferreira, conhecido como coronel Ferreira, e o ex-policial civil e empresário Cláudio Luiz Andrade Baptista, o Calú.

Já o outro apontado como mandante, o juiz aposentado Antônio Leopoldo Teixeira, aguarda julgamento de um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). As informação são do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Mesmo com a determinação da Justiça para que o coronel Ferreira e Calú sentem no banco dos réus, ainda não há, de acordo com o TJES, uma data para que os dois sejam julgados. Também segundo o Tribunal de Justiça, ainda não é possível confirmar o magistrado que julgará o caso. O processo está tramitando na 4ª Vara Criminal de Vila Velha.

Sete acusados de serem os executores e intermediários do crime - entre eles Odessi Martins da Silva, o Lumbrigão, e Giliard Ferreira de Souza - já foram julgados e condenados. No entanto, seis deles cumprem sua pena em regime aberto ou semiaberto.

Alexandre Martins foi assassinado quando chegava a uma academia de ginástica em Itapoã, Vila Velha. Ele foi baleado ao descer do carro por dois homens que estavam em uma motocicleta. O juiz fazia parte de uma missão especial federal, que investigava as ações do crime organizado no Espírito Santo.

Leia também:

Após onze anos, suspeitos de mandarem matar o juiz Alexandre Martins ainda esperam julgamento

Pontos moeda