Polícia

PF desarticula quadrilha de tráfico de drogas que atuava no Sul

Redação Folha Vitória

Brasília - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18, a operação R5, com o objetivo desarticular uma organização criminosa que distribuía cocaína e crack no interior do Rio Grande do Sul. O principal foco de atuação dos traficantes eram as cidades Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão, sendo 28 prisões preventivas, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. "Trata-se de uma quadrilha que vinha atuando há muito tempo e era bastante estruturada. Até o momento, foram presas nove pessoas no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina", afirmou o coordenador da operação e delegado da Polícia Federal em Chuí, Igor Gervini.

Segundo ele, a operação, que contou com a participação de 140 policiais federais e 50 militares, é resultado de uma investigação que durou quase seis meses. Além das prisões, a Justiça Estadual determinou o sequestro de 14 veículos que estavam em poder da organização criminosa. Uma parte desta organização atuava também no tráfico de armas. De acordo com Gervini, não foi identificada a participação de agentes públicos na quadrilha.

O nome da Operação, R5, faz referência a uma rua na cidade de Santa Vitória do Palmar, onde as investigações se iniciaram após verificada a venda de entorpecentes.

Pontos moeda