Polícia

Agentes penitenciários capixabas são alvo de operação contra tráfico de armas

As investigações foram iniciadas pela Polícia Civil e possibilitaram a prisão em flagrante de algumas pessoas. Com elas foram apreendidas cerca de 20 armas de fogo

30 policiais federais estão participando da operação Foto: Divulgação

Uma organização de tráfico internacional de arma de fogo, que abastecia criminosos no Espírito Santo, foi desarticulada. De acordo com a Polícia Federal, a organização tinha como líderes agentes penitenciários. Eles viajavam para a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e de lá adquiriam armas no Paraguai, de onde eram transportadas até o Estado para alimentar uma rede de comércio ilegal de armas e munições.

As investigações foram iniciadas pela Polícia Civil e possibilitaram a prisão em flagrante de algumas pessoas. Com elas foram apreendidas aproximadamente 20 armas de fogo e grande quantidade de munição. Com a prisão, foi constatada a atuação internacional da organização, o que levou a investigação à Polícia Federal. A partir de então houve atuação conjunta e coordenada das forças policiais e do Ministério Público Federal.

Na manhã desta segunda-feira (29), as Polícias Federal e Civil do Espírito Santo desencadearam a denominada Operação Arsenal II, com o objetivo de cumprir 24 Mandados de Prisão e 24 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Vitória.

Acredita-se que essa organização esteja atuando há cerca de dois anos e já tenha comercializado mais de 500 armas de fogo e uma grande quantidade de munições compradas no Paraguai, com movimentação de aproximadamente R$ 4 milhões. As investigações tiveram início há cerca de sete meses e participaram da deflagração 160 policiais civis e 30 policiais federais.

Pontos moeda