Polícia

Polícia prende seis pessoas e apreende armas e drogas durante operação no Bairro da Penha

Operação, que envolveu 100 policiais, contou com o apoio do helicóptero da PM e de cães farejadores. Objetivo foi o cumprimento de 14 mandados de prisão e a redução do tráfico de drogas

Operação no Bairro da Penha contou com a participação de 100 policiais militares Foto: TV Vitória

Seis pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Militar no Bairro da Penha e Morro do São Benedito, em Vitória, nesta quarta-feira (17). Na ação, que teve início por volta das 6 horas, também foram apreendidas cinco armas, drogas e outros materiais.

A operação, que envolveu 100 policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), contou ainda com o apoio do helicóptero da PM e de cães farejadores do Batalhão de Missões Especiais (BME). O objetivo foi o cumprimento de 14 mandados de prisão e a redução do tráfico de drogas na região.

"O Complexo da Penha é uma área conhecida, não temos que tapar o sol com a peneira. O tráfico ainda atua nesses locais e é a oportunidade que nós temos de reforçar a ação policial e tentar uma aproximação com a comundiade. O cumprimento dos mandados, que nos permite entrar nas casas, é a repressão qualificada que a gente deseja para poder verificar onde realmente estão guardados os mateirais ilícitos", destacou o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Ramalho.

Entre as armas apreendidas, estão uma espingarda de pressão e quatro pistolas de calibres diferentes: uma 9 milímetros, uma ponto 45, uma ponto 40 e uma 380. Além disso, os policiais encontraram munição, carregadores, drogas, coletes a prova de balas, celulares, e mais de R$ 1,4 mil em dinheiro.

Um dos lugares onde os militares intensificaram a ação foi no Beco 2, local que, segundo a policia, é de grande comercialização de drogas.

"A topografia do Bairro da Penha, como um todo, e do São Benedito favorecem a questão do tráfico. É um bairro ocupado, desde a década de 50 ou 60, de forma desproporcional e desordenada, com muitos becos, escadarias e vielas, o que dificulta muito o policiamento e facilita tanto o tráfico quanto o usuário. É um local fácil de entregar a droga, fácil de o usuário pegar e sair rapidamente do bairro", ressaltou o tenente-coronel. 

Ainda de acordo com o comandante do 1º BPM, mesmo antes da operação o policiamento já havia sido reforçado na região.  

"Estamos com as DPM's do bairro da Penha e de São Benedito e estamos rodando o morro diariamente, fazendo apreensões e detenções. E também tentamos estreitar o laço com a comunidade. Nós não trabalhamos se não for em parceria com a comunidade. Estamos aqui exatamente para proteger as pessoas de bem de São Benedito e Bairro da Penha", destacou.

Pontos moeda