Polícia

Roubos crescem 12% no Estado de São Paulo em novembro

Redação Folha Vitória

São Paulo - Dados da criminalidade de novembro, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), obtidos com exclusividade pelo jornal O Estado de S.Paulo, mostram novo aumento dos registros de roubo em São Paulo, desta vez de 11,99%, em relação ao registrado no mesmo mês de 2013. Os homicídios também tiveram aumento, de 2,27%. No acumulado do ano, há uma queda de 3%, comparando as 3.921 mortes registradas nos 11 primeiros meses de 2014 com as 4.093 do mesmo período de 2013.

O persistente período de alta dos roubos aponta que a quantidade desse crime mudou de patamar no Estado. De fato, desde junho, os índices de aumento se mantêm entre 11% e 16% - o maior crescimento foi registrado em fevereiro, com 37,2%. Os objetos mais roubados ainda são os telefones celulares e documentos.

Além dos roubos em geral, também aumentaram no ano os roubos de carga - 7,5% no acumulado dos 11 meses - e os furtos de veículos, com crescimento de 5,74% no ano (aumento de 0,56% em novembro). Já os roubos seguidos de morte - os latrocínios - permaneceram estáveis, enquanto durante o ano a queda foi de 0,58%.

Dois tipos de roubos registraram queda no mês: a bancos (-23%) e de veículos (-14,61%). Para o comando da polícia, esses números são importantes, pois os roubos a banco e os de carros quase não têm subnotificação. Ou seja, o banco que é assaltado e o dono do veículo sempre procuram a polícia para registrar o delito - pesquisas de vitimização calculam que cerca de 60% dos crimes não são comunicados à polícia.

Notificação

Em entrevista ao Estado, o comandante-geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira, afirmou que parte do aumento dos roubos se devia ao fato de o governo ter permitido o registro desse crime pela internet, o que teria diminuído a taxa de subnotificação do delito. Para Meira, em 2015, esse efeito terá passado e, então, a tendência seria a diminuição dos roubos.

Para tentar diminuir os roubos no próximo ano, o governo estuda duas medidas. A primeira é conceder a gratuidade para quem tira a segunda via do RG - hoje, o custo é de R$ 29,06. Atualmente, as vítimas de roubo ou furto são isentas da taxa. Para a polícia, isso induz muitas pessoas a comunicarem crimes falsos para obter a isenção.

Outra aposta do governo para enfrentar a alta de roubos é o bloqueio dos celulares com base no Imei do aparelho. O Imei é o número de identidade do equipamento, como o chassis do carro. A intenção do governo é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) obrigue as operadoras a bloquear o Imei dos aparelhos roubados ou furtados. Com isso, não seria possível trocar o chip e habilitar o telefone com outra linha, tornando o celular inútil. Assim, os assaltantes não conseguiriam mais vender o aparelho.

No caso dos homicídios dolosos (quando há intenção de matar), que haviam caído 1,8% no Estado em outubro, o aumento chegou a 2,27%. Já os homicídios culposos (quando não há intenção de matar) registraram queda de 3,31%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda