Polícia

Espírito Santo é o quinto estado com maior índice de assassinatos de adolescentes, diz pesquisa

Estudo constatou ainda que Cariacica e Serra ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente, na lista das 20 cidades com mais de 200 mil habitantes que apresentaram a maior taxa

Espírito Santo é o quinto estado brasileiro onde mais se matam adolescentes Foto: ​TV Vitória

O Espírito Santo é o quinto estado brasileiro com maior indíce de assassinatos de adolescentes. A constatação é da pesquisa Índices de Homicídios de Adolescentes (IHA), divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Governo Federal. Segundo o estudo, o Espírito Santo só perde para os estados de Alagoas (que lidera o ranking), Bahia, Ceará e Paraíba, todos na região nordeste do país.

A pesquisa constatou ainda que Cariacica e Serra ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na lista das 20 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes que apresentaram a maior taxa de homicídios de menores. Em Cariacica, a cada mil jovens, cerca de dez são assassinados. Já na Serra, a cada mil deles, nove perdem a vida, vítimas de assassinato.

O município com o maior índice de homicídios de adolescentes, segundo a pesquisa, é Itabuna, na Bahia. Já Fortaleza foi apontada como a capital com a maior taxa.

Prevenção à criminalidade

André Garcia salientou que é preciso investir em políticas de prevenção da criminalidade Foto: TV Vitória

Procurado pela reportagem da TV Vitória/Record, o secretário de estado de Segurança Pública, André Garcia, ressaltou que é preciso trabalhar mais intensamente no sentido de prevenir a criminalidade, especialmente nas regiões consideradas mais vulneráveis.

"Não se faz segurança pública só com polícia. É preciso intervir nessas regiões e populações mais vulneráveis com políticas de prevenção à criminalidade, cada vez mais focadas nesses territórios e nesses grupos. Sob o ponto de vista policial, é preciso trabalhar com muita inteligência, identificar os homicidas e traficantes e realizar, como nós fazemos, apreensões de armas e prisões desses indivíduos, impactando no tráfico de drogas", destacou.

Garcia frisou ainda que, somente no ano passado, mais de 1,8 mil acusados de homicídios foram presos, em todo o Espírito Santo. Segundo ele, como os números de assassinatos no Estado diminuiu nos últimos anos, a tendência é que o Espírito Santo caia no ranking nas próximas publicações. 

"Esses dados [da pesquisa] são de 2012. Como tivemos redução de homicídios em 2013 e 2014 e já começamos 2015 com menos assassinatos, nossa expectativa é de que, nas próximas publicações, o Estado venha caindo no ranking".

Pesquisa

O levantamento foi preparado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Os índices foram divulgados durante uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. Os números são referentes ao ano de 2012.

Ao participar da solenidade de divulgação da quinta edição do IHA, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, anunciou a criação de um grupo interministerial para elaborar o Plano de Enfrentamento à Violência Letal de Crianças e Adolescentes. Ideli pretende inserir o plano nas propostas da União para assumir parte da responsabilidade sobre segurança pública, que hoje é atribuição estadual. Ela informou que, desde a Copa do Mundo, algumas ações são implementadas pelos centros integrados de Comando e Controle instalados em capitais brasileiras.

Os dados da pesquisa indicam que o Nordeste é a região com maior índice, registrando 5,97 homicídios de adolescentes por mil habitantes dessa faixa etária.

Conforme o indicador, se nada mudar, 5,97 de cada mil jovens com 12 anos em 2012 serão assassinados antes de completar 19 anos, em 2019. No Brasil, a taxa é 3,32 por mil. Acima dela também ficaram o Centro-Oeste (3,74) e o Norte (3,52). No Sul do país, o IHA chegou a 2,44 por mil jovens e, no Sudeste, a 2,25.

Apesar de menos populoso, o Nordeste ficou à frente do Sudeste em números absolutos de homicídios esperados para adolescentes entre 2013 e 2019. A perspectiva é 16.180 contra 14.323.

Pontos moeda