Polícia

Golpe do celular: Vítimas devem evitar retornar ligação com promessa de prêmios

Cuidado com os torpedos anunciando grandes prêmios em dinheiro, casas e carros, a maioria trata-se de golpes aplicados por bandidos direto dos presídios

Golpe do celular é muito usado por bandidos de dentro de presídios Foto: Divulgação

Cuidado com os torpedos anunciando grandes prêmios em dinheiro, casas e carros. A maioria trata-se de golpes aplicados por bandidos direto dos presídios. Segundo o titular da delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), Peterson Santos, ninguém ganha nada sem estar participando de uma promoção, ou se cadastrar para sorteios. “Mesmo quando a pessoa é usuária da operadora de celular ela deve checar antes de responder ao torpedo ou ligar para o número”. 

A operadora de caixa Christy Ellen Gonçalves, de 20 anos, recebia sempre esses torpedos, mas após receber três no mesmo dia, resolveu retornar, ligando para o número com o código do Ceará.

Ela conversou com o suposto bandido, que tentou fazê-la ir a um banco. “Ele falou que eu era uma pessoa de sorte, tinha ganhado R$ 40 mil e um carro, e para receber eu tinha que anotar um protocolo, o nome completo dele, e falou os bancos que a empresa tinha convênios. Começou a me perguntar onde eu morava, meu nome e o banco que eu tinha conta”. 

A jovem respondeu todas as perguntas com respostas falsas enquanto o homem pedia que ela não desligasse o celular, pois então perderia o prêmio. E que ela não falasse nada com ninguém, pois ele perderia o emprego. E em nenhuma hipótese ela poderia desligar a ligação enquanto se dirigia para o banco. 

Durante toda a conversa Christy Ellen enganou o bandido com informações falsas, mas conta que teve medo. “Eu tive mede de estender a ligação, e ele descobrir minha localização, descobrir onde eu estava e me ameaçar”, contou. 

O delegado afirma que o risco de retornar essas mensagens é acabar passando mais informações para os criminosos. “As pessoas acabam impressionadas ou envolvidas na conversa dos criminosos e dando mais informações”. 

A Vivo é a empresa preferida pelos bandidos para praticar o golpe. A operadora informou, no entanto, que esses torpedos não são enviados por eles. A operadora mantém à disposição do usuário um canal de denúncia de Spam SMS e SMS Pirata por meio do envio da mensagem original para o número 7726. Além disso, a Telefônica Vivo informa que mantém em seu site na internet informações sobre as fraudes mais comuns que circulam indevidamente com o nome da Vivo, bem como dicas de segurança para evitar essas ações. 

Golpe preferido

Outro golpe muito usado pelos bandidos é o do falso sequestro, segundo informou o delegado Peterson. Os bandidos ligam para uma pessoa e falam que está com um parente, e até mesmo um filho da pessoa que atendeu a ligação, enquanto isso pessoas gritam ou choram no fundo da ligação. 

“ A pessoa acaba respondendo com o nome de um filho ou de um parente próximo. As pessoas entram em estado de choque ao receber essa ligação”, frisa o delegado. 

O delegado também fala que esse golpe é praticado por presidiários de outro Estado, porque dessa forma fica mais difícil localizar o criminoso. Toda semana chega à delegacia pelo menos uma denúncia desse tipo. 

“Se perceber que é um golpe, você tem que ir até à delegacia, denunciar e buscar orientação, para que um inquérito seja deflagrado”, orienta o delegado.

Pontos moeda