Polícia

Funcionários suspeitos de facilitar assalto contra turistas em hotel da Praia do Canto

De acordo com o delegado Tarcísio Otoni, há suspeita de que os criminosos tenham tido informações privilegiadas, já que vão direto para o quarto das vítimas

Câmera flagra os dois suspeitos saindo do elevador do hotel, logo após praticarem o crime Foto: Reprodução

A polícia divulgou, nesta sexta-feira (16), imagens dos assaltantes que roubaram um casal de turistas em um hotel na Praia do Canto, em Vitória. O crime aconteceu no início da tarde de último dia 8.

A polícia acredita que algum funcionário do hotel tenha cedido uma chave manual para os criminosos, já que não foi registrado o uso do cartão magnético para a entrada deles no quarto.

"Não há nenhum registro de entrada com a utilização do cartão magnético que fica no acesso de todas as portas. Então, a princípio, eles entraram no quarto sem o uso do cartão magnético e desceram normalmente. A gente acredita também que eles usaram uma chave manual, que apenas alguns funcionários têm acesso. Em razão disso, vamos passar a ouvir essas pessoas que têm acesso a essa chave. Vai ser um trabalho intenso, já que o hotel possui mais de 30 funcionários", disse o delegado.

Em um determinado momento, os criminosos ainda trocam de roupa, na tentativa, segundo o delegado, de enganar a polícia. "A imagem desses suspeitos também evidencia que, a todo momento, eles estão preocupados com a posição das câmeras e até com a roupa que vestem, para tentar, talvez, prejudicar o trabalho de investigação", comentou.

O casal foi assaltado dentro do hotel. Joias foram levadas pelos criminosos. Foto: Reprodução Facebook

Câmeras
Pelas imagens, registradas pelas câmeras de segurança do Hotel Ibis e das vias adjacentes, um dos suspeitos chega ao local às 12h07 e entra no elevador. Em seguida, às 12h09, o segundo homem chega ao saguão, entra no elevador e vai direto para o décimo andar. 

Às 12h40, os dois criminosos descem tranquilamente pelo elevador, já com outras roupas e de cabeça baixa. Depois de passar pela portaria do hotel, os dois saem pela porta tranquilamente, cada um para um lado. Segundo o delegado Tarcísio Otoni, da Delegacia Patrimonial, os criminosos ficaram mais de 30 minutos dentro do quarto do hotel. 

"Os suspeitos passam livremente pela saguão do hotel. Eles caminham juntos antes da entrada, sobem separados até o décimo andar, e vão diretamente no quarto das vítimas, onde praticam o crime. Depois eles descem com a mesma facilidade com que subiram e saem do hotel também de forma separada", destacou o delegado.

Ainda com base nas investigações, os policias acreditam que os dois tiveram informações privilegiadas, já que foram diretamente ao quarto das vítimas. Além disso, assim que os hóspedes chegaram ao local, a dupla já estava escondida no banheiro.

"Conforme as imagens, eles vão caminhando até o hotel e seguem diretamente ao quarto do décimo andar. Eles não fazem nenhuma tentativa em outro quarto. As vítimas também relatam que, quando chegaram ao quarto, os criminosos estavam dentro do banheiro. Isso revela que eles foram avisados da chegada das vítimas", frisou Tarcísio Otoni.

O crime
Os dois homens são acusados de assaltar um português e uma cearense, que estavam hospedados no hotel Ibis, na Praia do Canto. Eles estavam há cinco dias no Espírito Santo passando férias e foram rendidos pelos assaltantes, que estavam armados, dentro do quarto. Os criminosos fizeram várias ameaças às vítimas e levaram euros, aparelhos eletrônicos e até dois anéis de safira.

Quem tiver informações para tornar mais ágil o trabalho da polícia, pode ligar para o Disque-denúncia, pelo número 181.

Pontos moeda