Polícia

Rodney diz que rapaz morto ao invadir prefeitura de Vila Velha pode ter relação com organização criminosa

O prefeito revelou que recebeu uma informação do serviço de inteligência da Sejus de que um traficante da região de Guaranhuns estaria recrutando pistoleiros

Rodney Miranda disse que Diego pode ter invadido a prefeitura a mando de um traficante da região Foto: TV Vitória

O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, acredita que o técnico de informática Diego Biasutte, de 28 anos, que foi morto com um tiro na cabeça por um segurança após invadir a prefeitura, na manhã desta sexta-feira (23), pode ter ligação com alguma organização criminosa. 

O prefeito revelou que recebeu uma informação do serviço de inteligência da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) de que um traficante conhecido da região de Guaranhuns, Vila Velha, envolvido com o assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, ocorrido em março de 2003, estaria recrutando pistoleiros.

"Não havia nada específico contra mim, mas como essa pessoa está envolvida na morte do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, eu e outras autoridades fomos alertados. Como esse traficante é daqui de Vila Velha, do bairro Guaranhuns, não descartamos a possibilidade desse indivíduo [o Diego] ter sido motivado a vir para a prefeitura por alguém ligado a essa pessoa", ressaltou Rodney Miranda.

Já o secretário de segurança do Estado, André Garcia, suspeita que Diego estava sob efeito de entorpecentes e acredita que o vigilante, identificado como Jhonatan Souza dos Santos e que trabalha para uma empresa prestadora de serviço, agiu em legitima defesa. Ele afirma que, mesmo sendo um caso atípico, a invasão à prefeitura vai ser investigada.

"Todas as circunstâncias vão ser avaliadas, aparentemente pelas imagens e pelo que ouvimos preliminarmente, tudo leva a crer que houve realmente uma situação de legítima defesa. Mas somente ao final das investigações, é que vamos chegar a uma conclusão sobre os fatos".

Por nota, a Polícia Civil informou que o delegado Romualdo Gianordoli, do plantão da Divisão de Homícidios e Proteção à Pessoa (DHPP), ouviu Jhonatan, na tarde desta sexta-feira. Segundo depoimento do vigilante, o disparo que vitimou Diego Biasutti foi involuntário. Ainda segundo a Polícia Civil, o delegado continua a investigação na linha de que Jhonatan agiu em legítima defesa.

Invasão

Imagens de segurança registram o momento em que Diego e o segurança entram em luta corporal Foto: TV Vitória

A invasão à Prefeitura de Vila Velha aconteceu por volta das 7h30 desta sexta-feira. Diego Biasutte entrou no prédio junto com os primeiros funcionários e chegou a chutar a roleta de entrada, o que chamou a atenção de um segurança. 

Na sequência, o rapaz subiu para o terceiro andar do prédio, onde fica o gabinete do prefeito. Ele estava descalço e com uma bíblia na mão. Desnorteado, Diego chegou a quebrar a porta de uma das salas com um chute. Ao ser novamente abordado pelo segurança, começou a entrar em luta corporal com ele. Toda a ação foi registrada pelo circuito interno de segurança da prefeitura.

Segundo funcionários que já estavam na prefeitura, Diego dizia a todo momento que queria acertar as contas com o prefeito. Já Rodney Miranda estava em um evento no bairro Jabaeté, quando ficou sabendo do ocorrido.

"Eu não estava na prefeitura no momento, porque tinha um compromisso fora nesse horário. Estava na inauguração de uma creche quando soube do ocorrido. Cumpri minha agenda administrativa, depois retornei e vi a gravidade do assunto", contou. 

Pontos moeda