Polícia

Ataques com explosivos matam 27 pessoas no Iraque

Redação Folha Vitória

Bagdá - Ataques com explosivos atingiram um mercado lotado e redutos de uma milícia xiita ao norte da capital do Iraque neste sábado, matando 27 pessoas, disseram as autoridades.

As primeiras bombas explodiram perto do mercado na cidade de Balad Ruz, a 70 quilômetros nordeste de Bagdá, tirando a vida de 11 pessoas e ferindo outras 50. Em seguida, um carro-bomba atacou um posto de controle controlado por milicianos xiitas perto da cidade de Samarra, quando oito combatentes xiitas foram mortos e 15 ficaram feridos. Em uma terceira ofensiva, outro posto xiita foi explodido, com a morte de mais oito pessoas.

Samarra e arredores têm permanecido sob constantes ataques do Estado Islâmico, mas nenhum grupo reivindicou ainda a responsabilidade pelos ataques.

Enquanto isso, em Bagdá, o premiê iraquiano, Haider al-Abadi, prometeu perseguir e punir os criminosos que quebraram artefatos antigos raros no norte da cidade de Mosul. Na quinta-feira, o Estado Islâmico divulgou um vídeo que mostrava militantes usando marretas para destruir as estátuas, descrevendo-as como ídolos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda