Polícia

Policiais civis prendem dono de churrascaria que comprou gado roubado em Pinheiros

Três pessoas suspeitas de participarem de uma quadrilha especializada em roubo de gado foram presas por policiais civis entre os detidos está o proprietário de uma churrascaria

Dono de churrascaria compra gado roubado Foto: Divulgação

Três pessoas suspeitas de participarem de uma quadrilha especializada em roubo de gado foram presas por policiais civis da Delegacia de Pinheiros na tarde dessa quinta-feira (05). Entre os detidos está o proprietário de uma churrascaria que comprou os animais para serem abatidos e, após, consumidos em seu estabelecimento.

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros, delegado Dair Oliveira Júnior, A.S.C., 41 anos, é apontado como motorista do caminhão utilizado para transportar os animais e foi preso no Centro de Pedro Canário. Já o proprietário da churrascaria A A., 40 anos, foi preso na cidade de Mucuri, no sul da Bahia, com apoio de policiais civis baianos.  Os policiais também prenderam R.A.S., 52 anos, suspeito de vender o gado para o empresário. R. A.S. foi detido em Itabatã, na Bahia. 

“Acreditamos que essa quadrilha já tenha agido em outros furtos na região de Pinheiros, pois o modelo do caminhão utilizado e a maneira como agiam são semelhantes”, afirmou Dair Oliveira Júnior. 

Segundo o delegado, A.A. e R.A.S. foram autuados em flagrante por receptação, sendo que o empresário pagou fiança no valor de R$ 6,7 mil e foi posto em liberdade. Já R.A.S. permaneceu preso e foi encaminhado ao presídio de Teixeira de Freitas, na Bahia.  O motorista foi liberado e responderá pelo crime de furto, procedimento de responsabilidade da Delegacia de Pinheiros. 

As investigações

O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros, delegado Dair Oliveira Júnior, contou que as investigações começaram após dez vacas leiteiras terem sido furtadas da uma propriedade localizada no distrito de Brunelli, zona rural de Pinheiros.
 
“Descobrimos que o veículo utilizado para o transporte do gado foi um caminhão branco. Os policiais civis localizaram o motorista do caminhão na cidade de Pedro Canário, que confessou o transporte do gado e a participação de outros integrantes do grupo no crime”, revelou o delegado. 
 
Após a prisão do motorista A.S.C., os policiais descobriram que o gado furtado estava em uma fazenda na Bahia. “Eles foram até um sítio, no distrito baiano de Itabatã, cidade de Mucuri, e encontraram o gado roubado: oito vacas vivas e duas abatidas”.
 
O delegado informou que a propriedade pertencente ao empresário A. A., 40 anos, dono de uma conhecida churrascaria no município, localizada às margens da BR 101. “Com apoio de policiais civis baianos, os capixabas seguiram até a churrascaria e prenderam  o empresário”, disse. 
 
Durante o depoimento, A.A. confessou ter comprado o gado de R.A.S.. “Ele disse que pagou R$ 11,5 mil e que o gado seria consumido na churrascaria dele”, afirmou.  
 
R.A.S. foi localizado pelos policiais na serralheria da qual era dono, às margens da BR 101, em Itabatã, na Bahia. O delegado contou que durante o depoimento, ele indicou o vaqueiro V.S.T., 35 anos e F. como os vendedores dos animais, mas não revelou o valor pago.  
 
Os policiais realizaram diversas diligências para localizar os vaqueiros, mas não tiveram êxito. O delegado garantiu que as buscas vão continuar até a localização dos outros suspeitos.

Pontos moeda