Polícia

Professor é rendido por quatro bandidos em plena luz do dia e tem arma apontada para cabeça

Renato Aleixo havia ido ao bairro São Francisco para visitar o irmão e foi rendido ao voltar para casa, por volta das 7h30. Moradores reclamam de falta de policiamento

Professor foi assaltado em plena luz do dia no bairro São Francisco Foto: TV Vitória

Um professor foi rendido por quatro bandidos e teve o carro roubado em plena luz do dia, no bairro São Francisco, em Cariacica. Renato Aleixo havia ido ao local para visitar o irmão e, ao voltar para casa, por volta das 7h30 de segunda-feira (16), foi abordado pelos criminosos, que estavam em um carro prata.

O professor conta que os bandidos o ameaçavam a todo o instante e um deles chegou a colocar uma arma em seu rosto. "Foi uma ação muito rápida. Ao parar para entrar na avenida principal, o carro me cercou pela frente e saíram três marginais, que estavam fortemente armados. Tive que entregar o veículo. Eles foram violentos, me ameaçaram e um deles chegou a colocar o revolver no meu rosto. Fiquei com medo de a arma disparar, já que ele estava muito nervoso", relatou. 

Segundo Renato, os criminosos chegaram a pensar que ele era policial. "Antes de eu sair do carro, um deles entrou pela porta do carona e, na hora em que me viu, eu estava com um uniforme de academia, parecido com uniforme de treinamento da polícia. Ele disse para o outro: 'cuidado que ele é policial'. Imediatamente eu disse que eles estavam roubando um professor. Além disso, meu carro é preto, tem um vidro escuro e é grande. Alguns policiais usam carros desse porte", ponderou.

Renato conta que raramente visita o irmão e que tinha ido à casa dele para combinar uma viagem. Câmeras de videomonitoramento do comércio local flagraram o momento da fuga dos assaltantes. Parte deles segue em um carro prata, utilizado no crime, e a outra parte com o veículo do professor, um Nissan Sentra, placas MRZ 1031.

Um morador da região, que prefere não ser identificado, viu o carro prata circulando pelo bairro. "Logo que eles passaram por mim, já falei que eram bandidos. E logo depois passaram com o carro do vizinho, tomado em assalto na rua de baixo", contou.

Carro do professor é um Nissan Sentra preto Foto: Reprodução

Minutos antes de roubarem o carro de Renato, a mesma quadrilha tentou fazer outra vítima no mesmo bairro. Uma moradora foi abordada, mas, em vez de obedecer a ordem de parar, ela acelerou com o carro e conseguiu fugir.

Insegurança

Para os moradores, o fato de São Francisco ser um bairro residencial, com poucos estabelecimentos comerciais, facilita a ação dos bandidos. "De um ano para cá, eles estão roubando muito. E não é só comércio não. Carro também, população no ponto de ônibus de manhã cedo. Não tem hora não. A qualquer hora eles estão roubando", disse um morador.

De acordo com dados da Polícia Militar, no último mês quatro carros foram roubados no bairro São Francisco. Para quem mora na região, o policiamento precisa melhorar.

"O bairro São Francisco cresceu muito e os bairros do entorno também acompanharam. Então isso aqui se transformou em uma rota de fuga. Por um caminho, você sai em Vila Betânia e Areinha. Por outro, em Carapina, Campo Grande e Viana também. E a segurança aqui é ilusória. Quando passa uma viatura, passa como relâmpago para outro bairro. Não pára aqui", reclamou outro morador.

Segundo a Polícia Militar, São Francisco conta com policiamento da Patrulha da Comunidade, entre as 6 horas e 22 horas, e atendimento a ocorrências durante 24 horas. Para definir as áreas que precisam de mais atenção, a polícia conta com a ajuda da comunidade.

"O local que a viatura passa é definido de acordo com o mapa do crime. Os locais onde verificamos em nosso sistema que acontecem os crimes, são onde as viaturas passam e estacionam para que os militares façam contato com a população. Então a sociedade também pode contribuir", frisou o tenente Pacanhã.

Pontos moeda