Polícia

Professora morre após ser baleada em frente a escola em São Torquato

O crime aconteceu na Avenida Leopoldina. Segundo testemunhas, Mirian Rocha Tavares Peixoto foi atingida por bala perdida. A professora foi socorrida e levada para o hospital Evangélico

Crime aconteceu quando a vítima seguia para uma escola municipal em São Torquato Foto: TV Vitória

Uma professora de inglês morreu após ser atingida por uma bala perdida, no início da tarde desta terça-feira (10), próximo a uma escola municipal no bairro São Torquato, em Vila Velha. O crime aconteceu na Avenida Leopoldina.

Mirian Rocha Tavares Peixoto, de 40 anos, seguia para a escola Juiz Jairo de Mattos Pereira, quando começou uma troca de tiros. A vítima foi baleada nas costas, chegou a ser socorrida e levada para o hospital Evangélico, mas não resistiu. 

A polícia suspeita que o tiroteio envolveu gangues rivais da região. O policiamento foi reforçado na região e até o helicóptero Hárpia, da Polícia Militar, foi usado nas buscas aos envolvidos na troca de tiros. 

"Há muito tempo existiu a guerra do tráfico entre Morro da Boa Vista e Cobi. Agora também surge um conflito entre o pessoal do morro da Alvorada, próximo à Rua do Sol. Por diversas vezes a gente vem apreendendo armas e drogas e levando esse pessoal preso, mas é como se estivéssemos enxugando gelo", ressaltou o sargento Gomes,da 5ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar. 

Os pais da vítima estiveram no local do crime e precisaram ser amparados. Miriam era mãe de dois filhos: um rapaz de 19 anos e um bebê de apenas dois. Ela começou a trabalhar na escola na semana passada e, segundo os familiares, já havia comentado sobre a insegurança do local.

Miran foi atingida com um tiro nas costas Foto: Reprodução

"Ela havia comentado que lá é um local perigoso. Ela já sabia, mas é professora. Tinha que dar aula, trabalhar", comentou Maria Aparecida Rocha, tia da vítima.

Segundo um primo de Mirian, Diogo Rocha, a professora chegou a cogitar abandonar a profissão. "Ela até tinha comentado que queria largar a profissão. O ambiente e as redondezas realmente não são muito atrativos", disse. 

Colegas de trabalho da vítima também lamentam a violência na região. "Ela até perguntou se o local era seguro. Ficou na dúvida se trabalhava aqui ou não. Infelizmente dissemos que sim, mas ela não teve uma segunda chance para decidir se ia continuar trabalhando", contou um professor, que preferiu não se identificar.

A secretária de Educação de Vila Velha. Iracy Baltar, esteve presente no hospital para onde Miriam foi socorrida e disse que as aulas na escola municipal foram suspensas por dois dias.

"O jeito dela conquistou essas crianças e elas realmente ficaram muito chocadas. As aulas foram suspensas imediatamente, mesmo porque não havia clima tanto para as crianças quanto para os pais. Os professores e os alunos foram liberados e amanhã [quarta-feira] não haverá aula. Nossas ações hoje em dia parecem que são todas inócuas, porque você está andando em uma rua e alguém a pé simplesmente olha para você e te dá um tiro. Foi isso que aconteceu: eles estavam andando e deram um tiro nela, nas costas", lamentou.

Pontos moeda